segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Catequese diária - 17/10/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 12,13-21)

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.

14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.

16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

Santo do dia: Santo Inácio de Antioquia.


By ? (Transferred by terraflorin/Originally uploaded by Carlaude) - http://days.pravoslavie.ru/Images/ii897&3011.htm (Originally uploaded on en.wikipedia), Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17741859

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Os pobres não são pessoas «externas» à comunidade, mas irmãos e irmãs com os quais partilhar o sofrimento, para abrandar o seu mal e a marginalização, a fim de lhes ser restituída a dignidade perdida e garantida a necessária inclusão social. #EndPoverty

"Na celebração da Eucaristia o Senhor que é tão rico — tão rico! — se fez pobre para nos enriquecer."
"Com a sua pobreza, nos ensine este caminho para não acumular riquezas na terra, porque elas corrompem."
"Quando as possuímos, nos ensine a usá-las como administradores, ao serviço dos outros."
(Papa Francisco)


"Enquanto tivermos poder sobre o manuscrito da nossa vida, sobre aquilo que escrevemos com as nossas mãos, esforcemo-nos por lhe acrescentar o bem que fazemos e apagar os defeitos da nossa conduta anterior. Enquanto estivermos neste mundo, Deus não coloca o seu selo sobre o bem ou sobre o mal; só o fará na hora do nosso êxodo, quando a obra estiver acabada, no momento da partida."
(Isaac o Sírio, monge)


"O começo é a fé, e o fim a caridade. As duas reunidas são Deus. Todas as outras virtudes que conduzem à perfeição procedem destas duas primeiras. Ninguém peca enquanto professa a fé; ninguém odeia enquanto possui a caridade. 'A árvore conhece-se pelos seus frutos'; do mesmo modo, reconhece-se quem professa ser de Cristo pelas suas obras. Porque a obra que nos é pedida hoje não é uma simples profissão de fé, consiste em praticá-la até ao fim.
Vale mais calar e ser, que falar sem ser. É bom ensinar, quando se faz o que se diz."
(Santo Inácio de Antioquia)



By CarlosVdeHabsburgo - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51023381

Nenhum comentário:

Postar um comentário