quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Catequese diária - 6/10/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 11,5-13)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a Palavra de Jesus! (At 16,14b)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’,7 e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.

11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

Santo do dia: São Bruno.


By Nicolas Mignard - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38781825

Santa Maria Francisca das Cinco Chagas.


By © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=110731181

Beato Diego Luis de San Vitores.


By Leo Martin Angelo R. Ocampo - Original publication: OCTOBER 06, 2006Immediate source: http://fonsetculmen.blogspot.com/2006/10/blessed-diego-luis-de-san-vitores-sj.html, Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=37559895

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #oração e o conhecimento de si mesmos permitem crescer na liberdade.

"Diz Cristo aos doutores da Lei: 'Ai de vós, doutores da Lei, porque tirastes a chave da ciência' (Lc 11,52). O que é a chave da ciência, senão a graça do Espírito Santo que nos foi dada dada pela fé, que produz, por iluminação, o conhecimento pleno, e que abre o nosso espírito fechado e velado? […] E direi ainda: a porta é o Filho: 'Eu sou a Porta', diz Ele (Jo 10,7). A chave da porta é o Espírito Santo: 'Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos' (Jo 20,22-23). A casa é o Pai: 'Na casa de meu Pai há muitas moradas' (Jo 14,2). Presta pois atenção ao sentido espiritual destas palavras. […] Se a porta não se abrir, ninguém entrará na casa do Pai, como diz Cristo: 'Ninguém vem ao Pai senão por Mim' (Jo 14,6)."
(Simeão o Novo Teólogo, monge)


"Quando a fé é viva, a oração é sincera: não mendiga trocados, não se reduz às necessidades do momento. A Jesus, que tudo pode, tudo deve ser pedido. Não se esqueçam disso. A Jesus que tudo pode, deve ser pedido tudo, com a minha insistência diante d'Ele. Ele não vê a hora para derramar sua graça e sua alegria em nossos corações, mas infelizmente somos nós que mantemos distância, talvez por timidez, ou preguiça ou descrença. Tantos de nós, quando rezamos, não acreditamos que o Senhor possa realizar o milagre."
(Papa Francisco)



By The afterthot - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37077854

Nenhum comentário:

Postar um comentário