domingo, 23 de outubro de 2022

Catequese diária - 23/10/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 18,9-14)

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos.

11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.

13O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

Santo do dia: São João de Capistrano.


Beato João Bom.


Beato João Ângelo Porro.


By G.dallorto - Self-published work by G.dallorto, Attribution, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3060278

"Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O fariseu e o publicano do #EvangelhoDeHoje (Lc 18, 9-14) têm a ver conosco de perto. Pensando neles, olhemos para nós mesmos: verifiquemos se em nós, como no fariseu, há a presunção de ser justos que nos leva a desprezar os outros.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Vigiemos o narcisismo e o exibicionismo, baseados na vanglória, que levam também nós cristãos a ter sempre nos lábios a palavra "eu": "eu fiz isso, eu havia dito, eu havia entendido". Onde há muito eu, há pouco Deus. #Angelus

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Celebra-se hoje o Dia Mundial das Missões, que tem como tema "Sereis minhas testemunhas". Encorajo todos a apoiarem os missionários com a oração e com a solidariedade concreta, para que possam continuar a obra de evangelização e de promoção humana.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Acompanho com apreensão o persistente conflito na Etiópia. Que os esforços das partes pelo diálogo possam levar a um caminho concreto de reconciliação. Não faltem aos nossos irmãos e irmãs etíopes a nossa oração, a solidariedade e as necessárias ajudas humanitárias.

"É uma grande coisa saber-se nada diante de Deus, porque é assim mesmo."
(São Josemaria Escrivá)


"Ainda que tenhais subido a escada da perfeição, pedi perdão pelos vossos pecados; escutai o que diz São Paulo: 'Sou o primeiro dos pecadores' (1Tm 1,15).
(...)
O primeiro degrau da oração consiste, pois, em expulsar com uma palavra simples as sugestões do espírito no próprio momento em que elas se apresentam. O segundo, em guardar o nosso pensamento apenas para o que dizemos e pensamos. O terceiro é a entrega da alma ao Senhor."
(São João Clímaco)



By Joseph Ignatz SADLER (freska • fresco • fresko)David HRABÁLEK (fotografie • photograph • fotografaĵo) - David HRABÁLEK, CC BY-SA 3.0 cz, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5265737

Nenhum comentário:

Postar um comentário