Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
Pedro, inspirado por Deus, confessou que Jesus é o Salvador. Ele o escolhe para ser o primeiro entre os apóstolos, a pedra sobre a qual Ele edifica a Igreja. É uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Pedro errava, negou o Cristo, mas foi confirmado mesmo assim, pois era ele quem foi escolhido. Jesus o quis para cuidar de suas ovelhas. O apóstolo morreu mártir, crucificado de cabeça para baixo. Sendo o Corpo de Cristo, a Igreja deve se manter unida, sob o pastoreio do sucessor de Pedro.
Hoje também celebramos São Paulo. Antes perseguidor dos cristãos, ele recebe o chamado de Cristo e se converte, pregando em várias regiões, e morre mártir. Representa a vocação missionária cristã. Católico quer dizer universal, em grego. Devemos levar o Evangelho a todos os povos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário