segunda-feira, 9 de junho de 2014

Evangelho 9/06/2014 - O Sermão da Montanha

(Mt 5,1-12)


Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão sa­ciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.

12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
As bem-aventuranças são as instruções para viver segundo a vontade de Deus e encontrar a verdadeira felicidade. São fundamentos para conformarmos nosso coração ao de Cristo. Podemos tentar, no dia a dia, seguir esses ensinamentos, assim vamos caminhando para a santidade. Por exemplo: desapegar das coisas do mundo para sermos livres, evitar brigas, perdoar, não nos deixar levar pela malícia que nos apresentam, entre outros. Temos a ajuda do Espírito Santo para nos fortalecer.
Os últimos versículos são essenciais para nos encorajar. Jesus previu que seríamos perseguidos e nos animou a não desistir, pois quem busca a justiça de Deus é odiado pelo mundo. Também Ele foi perseguido, caluniado, torturado. Vale a pena continuar, ser firmes nas tribulações: a vida eterna com Deus é o maior tesouro, digno de nosso martírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário