domingo, 10 de outubro de 2021

Catequese diária - 10/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 10,17-30)

Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”

18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”.

20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”.

21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”

22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”

24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”

26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?”

27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.

28Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”.

29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.

Santo do dia: São Daniel Comboni.


Por Desconhecido - www.ordenslexikon.de, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1029622

São Paulino de York.


Por https://wellcomeimages.org/indexplus/obf_images/9d/5b/5fe84b9b96ad54e1bca83611d2d8.jpgGallery: https://wellcomeimages.org/indexplus/image/V0032824.htmlWellcome Collection gallery (2018-04-02): https://wellcomecollection.org/works/ru566chj CC-BY-4.0, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=110691861

Beata Maria Catarina Irigoyen Echegaray.

Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Fazer #Sínodo significa caminhar pela mesma estrada, em conjunto. Fixemos Jesus no #EvangelhodeHoje, que na estrada primeiro encontra o homem rico, depois escuta as suas perguntas e, por fim, ajuda-o a discernir o que fazer para ter a vida eterna. #IgrejaÀEscuta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Um verdadeiro encontro só pode nascer da escuta.  #Synod #IgrejaÀEscuta 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O encontro muda-nos e muitas vezes sugere-nos novos caminhos que não pensávamos percorrer. Com frequência é assim precisamente que Deus nos indica os caminhos a seguir. Tudo muda quando somos capazes de encontros verdadeiros com Ele e entre nós.  #Synod #IgrejaÀEscuta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Neste #Sínodo, também nós somos chamados a tornar-nos peritos na arte do encontro: reservar um tempo para encontrar o Senhor e favorecer o encontro entre nós, para dar espaço àquilo que o Espírito quer dizer à Igreja. #IgrejaÀEscuta

Almas mesquinhas (padre Paulo Ricardo):

"Eu gostaria que vocês fizessem um exame de consciência. Quantas e quantas vezes já aconteceu de Deus lhe dar uma ideia, uma proposta (quem sabe essa proposta veio numa oração, quem sabe essa proposta veio de um amigo que o convidou para uma coisa, quem sabe essa proposta veio de um livro que você leu, quem sabe essa proposta veio de um vídeo a que você assistiu)? De alguma forma, Deus interpelou você e pediu a você uma generosidade, e você reagiu com indignação: 'Ah, mas não precisa disso tudo. Para que esse fanatismo? Pare com isso! É demais, aí é demais!'"


"E eis que este Deus encarna para nos conduzir a Ele. E que caminho escolhe? O caminho da pobreza. Quando o Verbo veio a este mundo, Ele, que era o Rei do Céu e da Terra, quis, na sua divina sabedoria, dispor os pormenores do seu nascimento, da sua vida e da sua morte de tal maneira que aquilo que neles mais transparece é a pobreza, o desprezo pelos bens deste mundo.
(...)
Quando contemplamos Jesus pobre no presépio, em Nazaré, na cruz, estendendo-nos as mãos e dizendo: 'Foi por ti', compreendemos as loucuras dos amantes da pobreza. Tenhamos, pois, os olhos postos no divino pobre de Belém, de Nazaré e do Gólgota."
(Beato Columba Marmion)


"Jesus convida o jovem rico a ir mais além da satisfação das suas aspirações e dos seus projetos pessoais, dizendo-lhe: 'Vem e segue-me!'. A vocação cristã deriva de uma proposta de amor do Senhor e só pode realizar-se graças a uma resposta de amor: Jesus convida os seus discípulos ao dom total da sua vida, sem cálculos nem vantagens humanas, com uma confiança sem reservas em Deus. Os santos acolhem este convite exigente e, com docilidade humilde, põe-se a seguir Cristo crucificado e ressuscitado. A sua perfeição na lógica da fé, às vezes humanamente incompreensível, consiste em nunca se colocarem a si mesmos no centro, mas decidirem ir contra a corrente, vivendo segundo o Evangelho."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário