sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Catequese diária - 1º/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 10,13-16)

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

Santo do dia: Santa Teresinha do Menino Jesus.


Primeira sexta-feira do mês: Sagrado Coração de Jesus

Ato de reparação:



By Wilfredor - Own work, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35194421

Intenção de oração do Papa para outubro:

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos para que cada batizado participe na evangelização e que cada batizado esteja disponível para a missão através do seu testemunho de vida. E que este testemunho de vida tenha o sabor do Evangelho. #IntençãodeOração #Synod

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A vida é um dom e a longevidade é uma bênção. A "riqueza dos anos" é riqueza das pessoas, riqueza de experiência e de história. #IDOP2021

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Santa #TeresadoMeninoJesus é uma das santas que mais nos fala da graça de Deus e de como Deus cuida de nós, nos segura pela mão e nos permite escalar de maneira ágil a montanha da vida somente se nos abandonarmos totalmente a Ele.

Um relato de Santa Teresinha:


"Compreendi que o Amor abrangia todas as vocações, que o Amor era tudo, que abrangia todos os tempos e todos os lugares... numa palavra, que ele é Eterno!...
Então, na minha alegria delirante, exclamei: ó Jesus, meu Amor... enfim, encontrei minha vocação, é o Amor!...
Sim, achei meu lugar na Igreja e esse lugar, meu Deus, fostes vós quem o destes a mim... no Coração da Igreja, minha Mãe, serei o Amor... serei tudo, portanto... desta forma, meu sonho será realizado!!!..."
(Santa Teresinha)


"'Nunc coepi!' - agora começo! É o grito da alma apaixonada que, em cada instante, quer tenha sido fiel, quer lhe tenha faltado generosidade, renova o seu desejo de servir - de amar! - o nosso Deus com uma lealdade sem brechas."
(São Josemaría Escrivá)


"Além disso, Ele fez dos pobres, dos fracos e dos aflitos penhores e instrumentos da sua presença; e também a estes temos a tentação de tratar com irreverência. O que Ele era, assim são os seus discípulos neste mundo; e, assim como a sua condição obscura e indefesa fez com que os homens O insultassem e O maltratassem, assim também as mesmas características nas testemunhas da sua presença levam os homens atuais a insultá-lo. [...] Por conseguinte, tanto agora como nos dias da sua vida física, Cristo está neste mundo, mas não de forma ostensiva."
(São John Henry Newman)


"Por isso, todos os dias o nosso coração deve viver a experiência da conversão, realizar a nossa passagem de homens fechados em nós mesmos para homens abertos à ação de Deus, homens espirituais (cf. 1 Cor 2, 13-14), que se deixam interpelar pela Palavra do Senhor e abrem a própria vida ao seu Amor."
(Papa Bento XVI)


"E esta é uma atitude que nos faz mal, porque reduzimos o Evangelho a um fato social, sociológico, e não a uma relação pessoal com Jesus. Jesus fala a mim, fala a você, fala a cada um de nós. A pregação de Jesus é para cada um de nós. Como é possível que aqueles pagãos, que ao ouvirem a pregação de Jesus o seguem, e eu, que nasci aqui, numa sociedade cristã, me acostumo, e o cristianismo é como se fosse um costume social, uma veste que visto e depois a deixo? E Jesus chora sobre cada um de nós quando nós vivemos o cristianismo formalmente, não realmente.
(...)
Hoje pode ser para nós um dia de exame de consciência, com este refrão: 'Ai de ti, ai de ti', porque eu dei muito, dei a mim mesmo, escolhi você para ser cristão, ser cristã, e você prefere uma vida pela metade, uma vida superficial: um pouco sim de cristianismo e água benta, mas nada mais."
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário