domingo, 24 de outubro de 2021

Catequese diária - 24/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 10,46-52)

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”

48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”

50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Santo do dia: Santo Antônio Maria Claret.


By Cesc2003 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=75419202

São Luís Guanella.


Beato José Baldo.


De Anónimo, no author disclosure - http://catholicsaints.info/blessed-giuseppe-baldo/, Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=62503252

Papa Francisco
@Pontifex_pt

"Jesus, tem piedade de mim!”. Façamos nossa esta oração hoje. Repitamo-la. A Jesus, que tudo pode, é pedido tudo. Ele não vê a hora para derramar sua graça e a sua alegria em nossos corações. #EvangelhoDoDia

Papa Francisco
@Pontifex_pt

No #EvangelhoDeHoje (Mc 10, 46-52) transparece a fé de Bartimeu, o mendigo cego. Àquele que tudo pode pede tudo: “Tem piedade de mim”. Não pede uma graça, mas apresenta a si mesmo: pede misericórdia para a sua pessoa, para a sua vida.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Viver a missão é cultivar os mesmos sentimentos de Jesus e acreditar com Ele que a pessoa ao meu lado é meu irmão e minha irmã. Que o seu amor desperte o nosso coração e nos torne todos discípulos missionários. #DiaMundialdasMissões 

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE
O PAPA FRANCISCO
PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2021

«Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos» (At 4, 20)



O agradecimento do Papa aos missionários que dão testemunho de Jesus a um alto preço:

Nas saudações após o Angelus, o Papa aplaude os anunciadores que levam o Evangelho onde não é conhecido, "não por proselitismo", e recorda as novas Beatas: Irmã Lúcia da Imaculada e a jovem Sandra Sabattini.


"O momento decisivo foi o encontro pessoal, direto, entre o Senhor e aquele homem que sofre. Encontram-se um diante do outro: Deus com a sua vontade de curar e o homem com o seu desejo de ser curado. (...) E Bartimeu, vindo à luz, narra o Evangelho 'começou a segui-lo no seu caminho': isto é, torna-se um discípulo e sobe com o Mestre a Jerusalém, para participar com Ele no grande mistério da salvação."
(Papa Bento XVI)


"E ameaçavam-no muitos para que se calasse. Tal como a ti, quando suspeitaste que Jesus passava a teu lado. Aceleraram-se as batidas do teu peito e começaste também a clamar, sacudido por uma íntima inquietação. E amigos, costumes, comodidade, ambiente, todos te aconselharam: Cala-te, não grites! Por que hás de chamar por Jesus? Não o incomodes!
(...)
O Senhor, que o ouvira desde o começo, deixou-o perseverar na sua oração. Tal como a ti. Jesus apercebe-se do primeiro apelo da nossa alma, mas espera. Quer que nos convençamos de que precisamos dEle."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário