sábado, 30 de outubro de 2021

Catequese diária - 30/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 14,1.7-11)

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

Santo do dia: São Marcelo de Tânger.


By Russian orthodox church in Rabat - http://orthodox.ma/rabat/foto/2011-2/?album=2&gallery=2, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16053090

Beata Benvinda Boiani.

Não seja outro Lúcifer! (padre Paulo Ricardo)

Lúcifer encheu-se tanto de si que acabou na desgraça, sem poder contemplar a Deus face a face. Já a Virgem Maria, vazia de si mas cheia da graça, está junto de Deus, mais gloriosa do que todos os anjos e todos santos juntos.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Quando rezamos, nunca o fazemos sozinhos: mesmo que não pensemos nisso, estamos imersos num majestoso rio de invocações que nos precede e continua depois de nós. #Oração #ComunhãodosSantos

“A história ensina que o orgulho, o carreirismo, a vaidade, a ostentação são a causa de muitos males. E Jesus nos faz entender a necessidade de escolher o último lugar, isto é, de procurar a pequenez e escondimento: a humildade. Quando nos colocamos diante de Deus nesta dimensão de humildade, então Deus nos exalta, se inclina para nós, para elevar-nos para Ele."
(Papa Francisco)


"Cristo ocupou o último lugar no mundo — a cruz — e, precisamente com esta humildade radical, nos redimiu e ajuda sem cessar."
(Papa Bento XVI)


"Quanto mais me exaltarem, meu Jesus, humilha-me mais em meu coração, fazendo-me saber o que tenho sido e o que serei, se Tu me abandonares."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário