domingo, 3 de outubro de 2021

Catequese diária - 3/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 10,2-16)

Naquele tempo, 2alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.

3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?”

4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”.

5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!”

10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e se casar com outro, cometerá adultério”.

13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

Santo do dia: Santo André de Soveral e companheiros, protomártires do Brasil.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pelo dom da paz para a amada terra de Mianmar: para que as mãos daqueles que lá vivem não devam mais enxugar lágrimas de dor e morte, mas que se unam para superar as dificuldades e trabalhar juntos pela paz.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O #EvangelhoDeHoje (Mc 10,2-16) diz que Jesus é muito tenro com os pequenos. As situações que revelam a nossa fragilidade são ocasiões privilegiadas para experimentar seu amor: nos momentos escuros, a ternura de Deus para conosco torna-se ainda mais presente.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A pobreza de espírito é o caminho para alcançar a plenitude como pessoas e como sociedade: ela nos leva a usar nossas riquezas, tecnologias e talentos para o desenvolvimento humano integral, o bem comum, a justiça social e o cuidado da nossa casa comum. #Bemaventuranças

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A vocês, jovens, renovo a tarefa de colocar a fraternidade no centro da economia. Nunca como neste momento sentimos a necessidade de jovens que saibam, através do estudo e da prática, demonstrar que uma economia diversa existe. #EoF2021

Matrimônio, “um duelo até a morte”:

O casamento por toda a vida é um ato de desafio contra todas as dificuldades da vida, das catástrofes às imoralidades. Trata-se de um “duelo até a morte”, não contra a pessoa amada, mas por causa dela.


"Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (Gn 2,24). Esse mistério é grande, quero dizer, com referên­cia a Cristo e à Igreja."
(Ef 5,32)

"Os pais, que transmitiram a vida aos filhos, têm uma gravíssima obrigação de educar a prole e, por isso, devem ser reconhecidos como seus primeiros e principais educadores.
(...)
Mas é sobretudo na família cristã, ornada da graça e do dever do sacramento do matrimônio, que os filhos devem ser ensinados, desde os primeiros anos, segundo a fé recebida no batismo, a conhecer e a adorar a Deus, e a amar o próximo; é aí que eles encontram a primeira experiência, quer da sã sociedade humana, quer da Igreja; é pela família, enfim, que são a pouco e pouco introduzidos no consórcio civil dos homens e no Povo de Deus."
(Concílio Vaticano II, declaração "Gravissimum Educationis")


"A infância espiritual não é idiotice espiritual nem moleza piegas; é caminho sensato e vigoroso que, por sua difícil facilidade, a alma tem que empreender e prosseguir, guiada pela mão de Deus."
(São Josemaría Escrivá)


"Entendo tão bem que só o amor possa nos tornar agradáveis a Deus, que fiz dele o único objeto dos meus desejos. Jesus sente prazer em mostrar-me o único caminho que leva para essa fornalha divina, e esse caminho é a entrega da criancinha que adormece sem receio no colo do pai...
(...)
Sou apenas uma criança, impotente e fraca, mas é minha própria fraqueza que me dá a audácia para me oferecer como Vítima ao teu Amor, ó Jesus!"
(Santa Teresinha)



By Nheyob - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37172723

Nenhum comentário:

Postar um comentário