sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Catequese diária - 15/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 12,1-7)

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.

3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.

4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.

Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

Santo do dia: Santa Teresa de Jesus (Teresa de Ávila).


By Alonso del Arco - [3], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=607324

“Moradas da alma”: as etapas da vida mística segundo Santa Teresa:


Papa Francisco
@Pontifex_pt

#SantaTeresadeJesus nos ensina que a oração não é para experimentar coisas extraordinárias, mas unir-nos a Cristo. E o sinal de que essa união é real são as obras de caridade.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A Palavra de Deus nos abre para o discernimento. E orienta o #Sínodo para que seja um evento de graça conduzido pelo Espírito Santo, no qual Jesus nos chama, para nos interrogarmos sobre o que Deus quer nos dizer neste tempo e em que direção ele quer nos conduzir. #IgrejaÀEscuta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

As mulheres rurais têm muito a nos ensinar sobre como o esforço e o sacrifício nos permitem construir redes que garantam o acesso aos alimentos, a distribuição equitativa dos bens e a possibilidade de que cada ser humano realize suas aspirações. #RuralWomenDay

"Com efeito, também nos nossos dias, muitos estão prontos a 'rasgarem as vestes' diante de escândalos e injustiças – naturalmente cometidos por outros – mas poucos parecem dispostos a atuar sobre o seu 'coração', a sua consciência e as próprias intenções, deixando que o Senhor transforme, renove e converta."
(Papa Bento XVI)


"Que importa que tenhas contra ti o mundo inteiro, com todos os seus poderes? Tu... para a frente!
- Repete as palavras do salmo: 'O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei?'... 'Si consistant adversum me castra, non timebit cor meum' - 'Ainda que me veja cercado de inimigos, não fraquejará meu coração'."
(São Josemaría Escrivá)


"Deus envia-me a cruz. […] Bendita seja ela porque, como diz Job, 'se recebemos os bens da mão de Deus, não aceitaremos também os males?' (2,10). Tudo nos vem dele, saúde e doença, bens temporais, infelicidades e infortúnios: tudo, absolutamente tudo, está perfeitamente ordenado. [...] Podemos tirar proveito de tudo para a nossa perfeição, na condição de vermos, em espírito de fé, a obra de Deus em tudo e de nos colocarmos como crianças nas mãos do Pai."
(São Rafael Arnaiz Barón)


"Foste, por amor, criada
Formosa, bela e assim
Dentro do meu ser pintada.
Se te perderes, minha amada,
Alma, procura-te em Mim.

Porque Eu sei que te acharás
Em meu peito retratada,
Tão ao vivo figurada
Que ao ver-te folgarás
Por te veres tão bem pintada.

E se acaso não souberes
Em que lugar Me perdi,
Não andes dali para aqui
Porque se encontrar Me quiseres
A Mim Me acharás em ti!"

(Trecho de um poema de Santa Teresa de Ávila)


Nenhum comentário:

Postar um comentário