quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Catequese diária - 28/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 6,12-19)

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

Santo do dia: São Judas Tadeu e São Simão, apóstolos.


Por Miguel Angel Chong - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8942390


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Muitas vezes fazemos o mínimo indispensável, enquanto Jesus nos convida a fazer o máximo possível. Quantas vezes nos contentamos com os deveres – os preceitos, algumas orações – enquanto Deus, que nos dá a vida, nos pede impulsos de vida!

"Olhando para a oração de Jesus, em nós deve surgir uma pergunta: como rezo eu, como oramos nós? Que tempo dedico à relação com Deus? Tem-se hoje uma educação e formação suficiente para a oração? (...) Ouvir, meditar e silenciar diante do Senhor que fala é uma arte, que se aprende praticando-a com constância. Certamente, a oração é um dom, que todavia é necessário acolher; é obra de Deus, mas exige o nosso compromisso e continuidade; sobretudo, a continuidade e a constância são importantes."
(Papa Bento XVI)


"A Verdade disse aos apóstolos: 'O Espírito Santo, o Paráclito, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas' (Jo 14,26). Com efeito, [...] quando viram descer as línguas e o fogo divino pousou sobre cada um deles (cf At 2,3), os apóstolos perceberam subitamente, por meio de uma iluminação interior, todas as Escrituras e todos os profetas [...], penetrando nos segredos que estavam ocultos aos escribas e aos fariseus, aos sábios e aos doutores da Lei. Deste modo, cumpriu-se a palavra do Senhor: 'Ocultaste estas coisas aos sábios e revelaste-as aos pequeninos' (Mt 11,25). 
[...]
É por isso que têm o direito de ser recebidos e escutados por nós como a boca do próprio Deus (cf Lc 10,16)."
(Rupert de Deutz, monge)


"É preciso que sejas 'homem de Deus', homem de vida interior, homem de oração e de sacrifício. - O teu apostolado deve ser uma superabundância da tua vida 'para dentro'."

"É inútil que te afadigues em tantas obras exteriores, se te falta Amor. - É como costurar com agulha sem linha.
Que pena se, afinal, tivesses feito o 'teu' apostolado, e não o 'seu' Apostolado!"

(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário