terça-feira, 19 de outubro de 2021

Catequese diária - 19/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 12,35-38)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”

Santo do dia: São Paulo da Cruz.


Por Miguel Palafox - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51777851

São Pedro de Alcântara.


By https://wellcomeimages.org/indexplus/obf_images/48/d2/976055c290fe165dd28f325219ee.jpgGallery: https://wellcomeimages.org/indexplus/image/V0032872.htmlWellcome Collection gallery (2018-04-02): https://wellcomecollection.org/works/qzhwkusw CC-BY-4.0, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36605990

Santo Isaac Jogues e companheiros, mártires do Canadá.


By Isaacjogues - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47097810

Beato Jerzy Popiełuszko.


Por Photo not attributed - Photo reproduction sold as a keepsake before 1990, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1386697

Beata Inês de Jesus (Inês Galand).


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Venha, Espírito Santo de amor, abra os nossos corações à escuta. Venha, Espírito de santidade, renove o santo Povo fiel de Deus. Venha, Espírito criador, renove a face da terra! #Synod #IgrejaàEscuta http://prayforthesynod.va

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A oração é como o oxigénio da vida. A oração é atrair sobre nós a presença do Espírito Santo que nos leva sempre em frente. 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Perseverando na oração quotidiana do #SantoRosário, podemos encontrar-nos a cada dia com a Virgem Mãe, aprendendo dela a cooperar plenamente com os planos de salvação que Deus tem para cada um. #ChildrenPraying

São Pedro de Alcântara, co-padroeiro do Brasil:


"Quando a vontade não é segundo Deus, há pecado; mas, quando a alma está privada das consolações que sentia quando recitava o ofício e os salmos, quando não consegue rezar no tempo, no lugar e com a paz que gostaria de ter, nem por isso o seu esforço se perde, porque está a trabalhar por Deus. Não pode, pois, deixar-se afetar por isso, sobretudo quando a sua fadiga é em função do serviço à Esposa de Cristo; a nossa inteligência é incapaz de compreender e de imaginar quão meritório e agradável a Deus é tudo o que fazemos por sua Esposa."
(Santa Catarina de Sena)


"Queridos irmãos, todos nós amamos Jesus, todos queremos segui-Lo, mas devemos estar sempre vigilantes para permanecer no seu caminho. Pois com os pés, com o corpo, podemos estar com Ele, mas o nosso coração pode estar longe e levar-nos para fora do caminho."
"Também nós, Papa e Cardeais, devemos espelhar-nos sempre nesta Palavra de verdade. É uma espada afiada: corta, é dolorosa, mas ao mesmo tempo cura-nos, liberta-nos, converte-nos. A conversão é precisamente isto: sair de fora do caminho, ir para o caminho de Deus."
(Papa Francisco)


"Se nós, os cristãos, vivêssemos verdadeiramente de acordo com a nossa fé, produzir-se-ia a maior revolução de todos os tempos... A eficácia da corredenção depende também de cada um de nós! - Medita nisto."
(São Josemaría Escrivá)


"Obrigado, meu Deus, pelo amor ao Papa que puseste em meu coração."
(São Josemaría Escrivá)


"Onde quer que nos encontremos, o Senhor nos exorta: Vigiai! Perante esse pedido de Deus, alimentemos na consciência os desejos esperançados de santidade, com obras. Meu filho, dá-me o teu coração, sugere-nos Ele ao ouvido."
"Devemos caminhar com vigilância afetuosa, com uma preocupação sincera de lutar, para não perdermos a sua divina companhia."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário