quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Catequese diária - 6/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 11,1-4)

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

Santo do dia: São Bruno.


Beato Isidoro de São José.


Beata Maria Rosa (Eulália Durocher).


By Carisima Dabrowska - Centre Marie-Rose (http://www.snjm.org/EnglishContent/mrosearteng.htm), Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24575688

Como sua preguiça pode te fazer santo (padre Leonardo Wagner):


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A liberdade é verdadeira na medida em que transforma a vida de uma pessoa e a direciona para o bem. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Em 9 de outubro próximo tem início um novo caminho sinodal. #RezemosJuntos para que as reflexões e partilhas desta Assembleia possam nos ajudar a redescobrir a alegria de ser Povo de Deus que caminha junto, ouvindo a todos. #Synod #Igrejaàescuta

Papa: ninguém pode ser feito escravo em nome de Jesus

Na Audiência Geral, Francisco falou do "tesouro" que só é apreciado quando o perdemos: a liberdade. A fonte da nossa liberdade está precisamente no ponto onde acabamos despojados dela, isto é, na morte de Cristo. É o mistério de Deus. "Jesus realiza sua plena liberdade ao entregar-se à morte; sabe que só assim pode obter vida para todos."


Abusos na França, o Papa: é o momento da vergonha, minha e nossa

Após a catequese, em sua saudação aos peregrinos francófonos presentes na audiência geral, o Papa expressou sua proximidade com as vítimas da pedofilia na Igreja na França, à luz dos "números consideráveis" apresentados na terça-feira (05/10) no Relatório da Comissão encarregada pelos bispos e religiosos franceses. Nas palavras de Francisco, tristeza e dor, mas também encorajamento para fazer todos os esforços a fim de garantir que tais dramas não se repitam e que a Igreja seja uma casa segura


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Se quisermos um mundo mais fraterno, devemos educar as novas gerações a reconhecer, apreciar e amar cada pessoa para além da proximidade física, para além do lugar do mundo ou nasceu ou habita. #GlobalCompactOnEducation

"A alegria é consequência necessária da filiação divina, de nos sabermos queridos com predileção pelo nosso Pai Deus, que nos acolhe, nos ajuda e nos perdoa."
(São Josemaría Escrivá)


"E precisamente por causa das necessidades e das dificuldades de cada dia, Jesus exorta com vigor: 'Digo-vos, pois: Pedi e dar-se-vos-á; quem procura encontra e ao que bate, abrir-se-á' (Lc 11, 9-10). Não é um pedir para satisfazer as próprias vontades, quanto ao contrário para manter viva a amizade com Deus, o qual – diz sempre o Evangelho – 'dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem' (Lc 11, 13)."
(Papa Bento XVI)


"A oração, e só a oração, é uma arma eficaz na luta pela liberdade e a felicidade das almas. E porquê? Porque uma finalidade sobrenatural só se alcança com meios sobrenaturais. O Paraíso, ou seja, se assim podemos exprimir esta realidade, a divinização da alma, é uma realidade sobrenatural no sentido mais completo da palavra, e um fim que não conseguimos alcançar com as nossas forças naturais. Temos de recorrer a um meio sobrenatural: a graça de Deus. E só conseguimos obtê-la pela humildade e a oração confiante.
(...)
Peçamos, pois, a graça, para nós e para os outros, com uma oração humilde, com mortificação e com a fidelidade no cumprimento das nossas tarefas mais simples e mais habituais."
(São Maximiliano Maria Kolbe)



By Joseolgon - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19439685

Nenhum comentário:

Postar um comentário