segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Catequese diária - 25/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 13,10-17)

Naquele tempo:10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: 'Mulher, estás livre da tua doença.' 13Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus. 14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: 'Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado.' 15O Senhor lhe respondeu: 'Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?' 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.

Santo do dia: Santo Antônio de Sant'Anna Galvão (Frei Galvão).


By Eugenio Hansen, OFS - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=32344601

São Gaudêncio de Bréscia.


By Girolamo Romanino - LAFQlur6-GyN2g at Google Arts & Culture, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=13360775

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Expresso a minha proximidade aos milhares de migrantes e refugiados na Líbia: Nunca esqueço de vocês; ouço seus gritos e rezo por vocês. Sintamo-nos todos responsáveis por estes nossos irmãos e irmãs, que há tantos anos são vítimas desta gravíssima situação. #RezemosJuntos

"Que respeito, que veneração, que carinho temos de sentir por uma só alma, ante a realidade de que Deus a ama como coisa sua!"
(São Josemaría Escrivá)


Sobre o que estamos encurvados? (padre Paulo Ricardo):

"Ao invés de elevar o pensamento para Deus, vivemos encurvados para as coisas da terra, apegados às coisas deste mundo. Isso é de uma importância enorme, porque o que está em jogo é a nossa liberdade, a nossa capacidade de amar. (...) Ou seja, quando estamos voltados para as coisas da terra, apegados às coisas deste mundo, perdemos a liberdade."


"Assiste à sagrada e divina liturgia, termina as tuas preces, não saias antes do envio da assembleia. Contempla o teu Senhor quando Ele estiver a ser partilhado e distribuído sem ser destruído. E, se a tua consciência estiver pura e sem pecado, avança e comunga o corpo e sangue do Senhor. [...] Se, pelo contrário, ela te condenar por atos culpáveis e maus, não ouses comungar até que a tenhas purificado pelo arrependimento.
Este dia foi-te oferecido para a oração e para o repouso. 'Este é o dia da vitória do Senhor: cantemos e alegremo-nos nele!' (Sl 118,24). Glorifiquemos Aquele que ressuscitou neste dia, bem como o Pai e o Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos dos séculos."
(Homilia atribuída a Eusébio de Alexandria)


Lembrem-se das almas do Purgatório!

Nenhum comentário:

Postar um comentário