quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Catequese diária - 27/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 13,22-30)

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”

Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.

26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

Santo do dia: Beato Gonçalo de Lagos.


Beato Bartolomeu de Breganze.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Espírito, que brota da Páscoa de Jesus, é o princípio da vida espiritual. É Ele quem muda o coração: não as nossas obras, mas a ação do Espírito Santo em nós! #AudiênciaGeral

"Gradação: resignar-se com a Vontade de Deus; conformar-se com a Vontade de Deus; querer a Vontade de Deus; amar a Vontade de Deus."
(São Josemaría Escrivá)


"Porventura preciso comer carne de touros, ou beber sangue de cabrito? Oferece, antes, a Deus um sacrifício de louvor e cumpre teus votos para com o Altíssimo.
Ao pecador, porém, Deus diz: Por que recitas os meus mandamentos, e tens na boca as palavras da minha aliança? Tu que aborreces meus ensinamentos e rejeitas minhas palavras?
Eis o que fazes, e eu hei de me calar? Pensas que eu sou igual a ti? Não, mas vou te repreender e te lançar em rosto os teus pecados. Compreendei bem isto, vós que vos esqueceis de Deus: não suceda que eu vos arrebate e não haja quem vos salve. Honra-me quem oferece um sacrifício de louvor; ao que procede retamente, a este eu mostrarei a salvação de Deus."
(Sl 49,13-14.16-17.21-23)

"Na realidade, a mensagem de Cristo é precisamente em sentido oposto: todos podem entrar na vida, mas para todos a porta é 'estreita'. Não há privilégios. A passagem para a vida eterna está aberta a todos, mas é 'estreita' porque é exigente, requer compromisso, abnegação, mortificação do próprio egoísmo.
(...)
A salvação, que Jesus realizou com a sua morte e ressurreição, é universal. Ele é o único Redentor e convida todos para o banquete da vida imortal. Mas a uma só e igual condição: a de se esforçar por segui-l'O e imitá-l'O, assumindo sobre si, como Ele fez, a própria cruz e dedicando a vida ao serviço dos irmãos."
(Papa Bento XVI)


"Os que vêm a Deus e se apoiam nele com o desejo de serem salvos são verdadeiramente salvos: é a inspiração divina que os faz conceber esse desejo de salvação; iluminados por Aquele que os chama, chegam ao conhecimento da verdade.
(...)
A todos é permitido ter um coração transformado, um juízo certo, uma vontade igualmente reta. Deus fez nascer o temor em todos estes homens, para que fossem instruídos nos seus mandamentos. [...] Eles celebram o poder da sua misericórdia e os milagres que ela operou, porque Deus os elegeu e fez deles seus filhos, seus herdeiros na nova Aliança (cf Jer 31,31)."
(São Próspero de Aquitânia)



By Wolfgang Sauber - Private collection, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=67248616

Nenhum comentário:

Postar um comentário