sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Catequese diária - 8/10/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 11,15-26)

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.

16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.

21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.

23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

Santo do dia: Santa Pelágia, a Penitente.


Por Sharon Mollerus - St. Pelagia, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=70213621

Santa Taís.


By Rijksmuseum - http://hdl.handle.net/10934/RM0001.collect.83949, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=85161846

São João Calábria.


8 DE OUTUBRO: DIA DO NASCITURO:




By Elkin lalangui10 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=70858316

Santo Irineu, o "campeão da luta contra as heresias", será Doutor da Igreja:


É mais grave o pecado do cristão? (padre Paulo Ricardo)

“Quando o espírito mau sai de um homem, ele vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.


"Unidade. - Unidade e sujeição. Para que quero eu as peças soltas de um relógio, mesmo que sejam primorosas, se não me marcam as horas?"
(São Josemaría Escrivá)


"Entram na vida do homem, entram em seu coração e por dentro começam a mudar este homem, mas tranquilamente, sem fazer barulho. É diferente, este modo é diferente daquele da possessão diabólica que é forte: esta é uma possessão diabólica um pouco 'de salão', digamos assim. E isto é o que o diabo faz lentamente, em nossa vida, para mudar os critérios, para levar-nos à mundanidade. Mimetiza-se em nosso modo de agir, e nós dificilmente nos damos conta."
"Vigiar significa entender o que acontece no meu coração, significa parar um pouco e examinar a minha vida."
(Papa Francisco)


"Ao libertar certos homens dos seus males terrenos – da fome, da injustiça, da doença e da morte –, Jesus realizou sinais messiânicos; no entanto, Ele não veio para abolir todos os males deste mundo, mas para libertar os homens da mais grave das escravidões, a do pecado, que os impede de realizar a sua vocação de filhos de Deus e é causa de todas as servidões humanas.
A vinda do Reino de Deus é a derrota do reino de Satanás: 'Se é pelo Espírito de Deus que Eu expulso os demônios, então é porque o Reino de Deus chegou até vós' (Mt 12,28). Os exorcismos de Jesus libertam os homens do poder dos demônios. E antecipam a grande vitória de Jesus sobre 'o príncipe deste mundo' (Jo 12,31). É pela cruz de Cristo que o Reino de Deus vai ser definitivamente estabelecido."
(Catecismo da Igreja Católica)


Nenhum comentário:

Postar um comentário