sexta-feira, 17 de abril de 2020

Catequese diária - 17/04/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 21,1-14)

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.

6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.

11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.

13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

Santo do dia: Santa Catarina Tekakwitha.


Beata Mariana de Jesus (Mariana Navarro de Guevarra Romero).


By Vincenzo Carducci - [2], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=52727805

Beata Clara Gambacorti.


Beato Tiago de Cerqueto.

O STF QUER APROVAR O ABORTO NO BRASIL NA SURDINA
Assine a petição contra a ADI 5581, que visa descriminalizar o aborto para grávidas com zika vírus.

https://citizengo.org/pt-br/178568-o-arquivamento-da-adi-5581

Hoje, sexta-feira da oitava de Páscoa, estamos dispensados da abstinência de carne. Podemos comer, com temperança, tendo em mente o motivo da permissão: a alegria da Ressurreição de Cristo.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Os discípulos fizeram um caminho de familiaridade com o Senhor. Que o Senhor ensine também a nós esta familiaridade com Ele, que é pessoal, mas é sempre comunitária: uma familiaridade na vida cotidiana, nos sacramentos, em meio ao povo de Deus. #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pelas mulheres grávidas, que se tornarão mães e se perguntam: “Em que mundo viverá o meu filho?”. Que o Senhor dê a elas a coragem e a confiança, que certamente será um mundo diferente, mas sempre um mundo que o Senhor amará muito.

"Caros irmãos e irmãs, esta Palavra de Deus reavive também em nós e nas nossas comunidades cristãs a coragem, a confiança e o impulso no anúncio e testemunho do Evangelho. Os insucessos e as dificuldades não induzam ao desânimo: nós temos o dever de lançar as redes com fé, e o Senhor faz o resto. Confiemos também na intercessão da Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos. À chamada do Senhor Ela, bem consciente da sua pequenez, respondeu com confiança total: 'Eis-me!'. Com o seu auxílio maternal, renovemos a nossa disponibilidade a seguir Jesus, Mestre e Senhor."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2013/documents/hf_ben-xvi_ang_20130210.html

"É tarefa dos filhos de Deus conseguir que todos os homens entrem - com liberdade - dentro da rede divina, para que se amem."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-capitulo-16.htm

"Comei o pão da vida, bebei o vinho da alegria, inebriai-vos com o júbilo da ressurreição. Este inebriamento é a sobriedade plena, que apaga a memória do mundo e imprime no espírito, sem cessar, a ideia da presença de Deus. Quem está dele ébrio tudo esquece e nada mais recorda senão a caridade divina. [...] Rejubilai com a sua alegria, vós que sofrestes com a sua dor."
(Santo Amadeu de Lausana)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário