sexta-feira, 3 de abril de 2020

Catequese diária - 3/04/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 10,31-42)

Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”

33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses?’

35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.

39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.

Santo do dia: São Ricardo de Chichester.


São Luís Scrosoppi.


Por Manfred Pesek - Privat, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12053207

Hoje começa o Setenário das Dores de Nossa Senhora! Rezemos, contemplando o sofrimento de nossa Mãe, preparando-nos para a Paixão de Cristo.
Rezemos a Via Sacra!

Intenção do Papa para este mês:

Rezemos para que todas as pessoas sob a influência de dependências sejam bem ajudadas e acompanhadas.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje gostaria de agradecer às jovens mães que enfrentam os medos compreensíveis. E obrigado também a quem as ampara com afeto, com competência. As crianças que nascem em tempos de #coronavírus são um sinal de grande esperança.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Esta sexta-feira nos fará bem parar e pensar nas dores de Maria, Nossa Senhora das Dores, e dizer "obrigado por ter aceito ser Mãe". Na maternidade de Nossa Senhora vemos a maternidade da Igreja, que acolhe a todos. #HomiliaSantaMarta

"De fato, se os nossos pensamentos forem bons, estamos em Deus; se a nossa vida for santa, Deus está em nós. Quando participamos na sua graça e somos iluminados pela sua luz, estamos nele e Ele em nós. Mas [...] o que é próprio do Senhor é diverso do que é uma dádiva feita ao seu servo; o que é próprio do Senhor é a igualdade com o Pai e a dádiva atribuída ao servo é participar no Salvador."
(Santo Agostinho)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Só tenho duas coisas pequenas, mesmo muito diminutas: o meu corpo e a minha alma; ou antes, uma única coisa: a minha vontade. E não a darei Àquele que cumulou de tantos benefícios um ser tão pequeno como eu, Àquele que, entregando-Se inteiramente, inteiramente me resgatou? Se reservasse a minha vontade para mim, com que cara, com que olhos, com que espírito, com que consciência iria refugiar-me junto do coração de misericórdia do nosso Deus?"
(São Bernardo)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/apresentei-vos-muitas-boas-obras-da-parte-de-meu-pai-por-qual-dessas-obras-me-quereis-apedrejar-sao-bernardo-1091-1153-monge-cisterciense-doutor-da-igreja/

"Enquanto em todas as religiões é o homem que oferece e sacrifica alguma coisa a Deus, no evento Jesus, é Deus que oferece o próprio Filho para a salvação da humanidade."
(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-01/angelus-19-janeiro-2020.html

"Aprendamos, pois, a amar em todo o tempo como temos o dever de amar: a Deus acima de todas as coisas, e a todas as coisas por causa dele. Porque todo o amor que não se orienta para este fim – ou seja, para a vontade de Deus – é um amor completamente vão e estéril. Qualquer amor que devotemos a um ser criado que enfraqueça o nosso amor a Deus é um amor detestável e um obstáculo ao nosso caminho para o céu. […] Assim pois, uma vez que Nosso Senhor nos amou tanto pela nossa salvação, imploremos-Lhe assiduamente a sua graça, não vá acontecer que, em comparação com o seu grande amor, nos encontremos cheios de ingratidão."
(São Tomás More)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/cristo-deu-vida-pelos-seus-inimigos-sao-tomas-moro-1478-1535-estadista-ingles-martir-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário