segunda-feira, 20 de abril de 2020

Catequese diária - 20/04/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 3,1-8)

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.

3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”

5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

Santo do dia: Santa Inês de Montepulciano.


Por Unknown 18th-century artist; photographed by Hermetiker - Fotografia própria, CC BY-SA 3.0 de, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=27970988

Beato Domingos Vernagalli.


Pubblico dominio, https://it.wikipedia.org/w/index.php?curid=1469269

Beata Clara Bosatta.


Beato Simão de Todi.


By http://adam.katolsk.no/biografi/stodi.htm (image URL), Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=10802733

Novena a Santa Gianna Beretta Molla em favor da vida:

https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/novena/novena-santa-gianna-beretta-molla-favor-da-vida/

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A resposta dos cristãos nas tempestades da vida e da história só pode ser a misericórdia: o amor compassivo entre nós e por todos, especialmente por quem sofre, quem tem mais dificuldade, quem está abandonado.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Ser cristão não é somente cumprir os mandamentos, mas "nascer de novo" e deixar que o Espírito entre em nós e nos leve para onde Ele quiser. Esta é a liberdade do Espírito. Que o Senhor nos ajude a ser sempre dóceis ao Espírito. #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pelos homens e as mulheres que têm vocação política, que é uma forma alta de caridade. Rezemos pelos partidos políticos dos diversos países para que, neste momento de pandemia, busquem o bem do próprio país e não o bem do próprio partido.

"Olhai agora, Senhor, para a vossa Igreja e dignai-Vos abrir para Ela a fonte do Batismo. Receba esta água, pelo Espírito Santo, a graça do vosso Unigênito, para que o homem, criado à vossa imagem, no sacramento do Batismo seja purificado das velhas impurezas e ressuscite homem novo pela água e pelo Espírito Santo."
(Missal Romano)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Sobre o que se baseia esta fé em Deus Pai? Baseia-se em Jesus Cristo: a sua pessoa e a sua história revelam-nos o Pai, fazem com que o conheçamos, na medida do possível neste mundo. Crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, permite 'renascer do alto', ou seja, de Deus, que é Amor (cf. Jo 3, 3). Diz são João a propósito de Jesus: 'A todos os que o receberam... / deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus' (Jo 1, 12). É este o sentido do sacramento do Batismo: é um novo nascimento, que se realiza graças ao Espírito Santo no seio da Igreja."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20120108_battesimo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário