quarta-feira, 8 de abril de 2020

Catequese diária - 8/04/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 26,14-25)

Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. 17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.

19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”

23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.

Santo do dia: Santa Júlia Billiart.


Beato Julião de Santo Agostinho.

Beato Clemente de Ósimo.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Do coração aberto do Crucifixo, o amor de Deus chega a cada um de nós. Deixemos que seu olhar repouse sobre nós. Entenderemos que não estamos sozinhos, mas somos amados, porque o Senhor não nos abandona e nunca se esquece de nós. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Pensemos no pequeno Judas que cada um de nós tem dentro de si. Cada um de nós tem a capacidade de escolher entre a lealdade e o interesse. Cada um de nós tem a capacidade de trair, de vender, de escolher pelo próprio interesse. Judas, onde está você? #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Rezemos hoje pelas pessoas que, neste tempo de pandemia, fazem comércio com os necessitados, aproveitam das necessidades dos outros e os "vendem". Que o Senhor toque os seus corações e os converta. #RezemosJuntos

"Que grande dor! Ele atribuiu preço a uma coisa inestimável. Deus é atraiçoado, vendido a preço vil! (...) Ó Judas, queres vender o Filho de Deus como se fosse um vil escravo, como se fosse um cão morto? (...) Ainda que eles te dessem o Céu e os seus anjos, a Terra e os seus homens, o mar e tudo o que ele contém, tal bastaria para comprar o Filho de Deus, em quem 'estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento' (Col 2,3)? Poderá o Criador ser comprado ou vendido por uma criatura?"
(Santo Antônio)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"De fato, as possibilidades de perversão do coração humano são verdadeiramente muitas. O único modo de as evitar consiste em não cultivar uma visão das coisas apenas individualista, autônoma, mas ao contrário em colocar-se sempre de novo da parte de Jesus, assumindo o seu ponto de vista. Devemos procurar, dia após dia, estar em plena comunhão com Ele. Recordemo-nos de que também Pedro se queria opor a ele e ao que o esperava em Jerusalém, mas recebeu uma forte reprovação: 'Tu não aprecias as coisas de Deus, mas só as dos homens' (Mc 8, 32-33)!"
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20061018.html

"Diante desses pesares, o cristão só tem uma resposta autêntica, uma resposta que é definitiva: Cristo na Cruz, Deus que sofre e que morre, Deus que nos entrega o seu coração, aberto por uma lança, por amor a todos. Nosso Senhor abomina as injustiças e condena quem as comete. Mas respeita a liberdade de cada indivíduo e por isso permite que elas existam. Deus Nosso Senhor não causa a dor das criaturas, mas tolera-a porque - depois do pecado original - ela faz parte da condição humana. Contudo, seu Coração cheio de Amor pelos homens levou-o a carregar, juntamente com a Cruz, todos esses tormentos: o nosso sofrimento, a nossa tristeza, a nossa angústia, a nossa fome e sede de justiça."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/o-sentido-da-dor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário