quinta-feira, 2 de abril de 2020

Catequese diária - 2/04/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 8,51-59)

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”

54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

Santo do dia: São Francisco de Paula.



By Internet Archive Book Images - https://www.flickr.com/photos/internetarchivebookimages/14779294011/Source book page: https://archive.org/stream/generalbiographyv4pt1aiki/generalbiographyv4pt1aiki#page/n302/mode/1up, No restrictions, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=43947989

Santo Anfiano ou Apiano.

São Francisco Coll Guitart.



Beato Vilmos (Guilherme) Apor.



Beata Maria de São José Alvarado.



By Cecill Torres - http://www.oremosjuntos.com/, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9732854

Beata Isabel Vendramini.

Amanhã começa o Setenário das Dores de Nossa Senhora!
Uma sugestão para acompanhar:
(Começa nesta sexta-feira e termina na Quinta-feira Santa)

https://www.manualdacm.com/p/novenas.html



Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos também pelas dificuldades que nestes dias as famílias com filhos com #autismo e todas as pessoas com deficiência enfrentam.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Esses dias de dor e de tristeza evidenciam muitos problemas escondidos da nossa sociedade. Peçamos a Santa Teresa de Calcutá que desperte em nós o sentido da proximidade a tantas pessoas que, na vida normal, vivem escondidas, como os sem-teto. #RezemosJuntos

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Que a nossa existência cristã seja como a do nosso pai Abraão: consciente de ser eleito, alegre de caminhar rumo a uma promessa e fiel em realizar a aliança. #HomiliaSantaMarta

"Esforcemo-nos, pois, com todo o ardor do nosso coração e da nossa alma, por oferecer ao Senhor o nosso testemunho de amor sempre que ouvirmos alguém dirigir-Lhe injúrias. E, se não conseguirmos fazê-lo com o mesmo fervor, ofereçamos-Lhe ao menos a vontade e o desejo deste fervor, o desejo e o amor que Lhe têm todas as criaturas, e tenhamos confiança na sua bondade generosa: Ele não desdenhará a modesta oferenda dos seus pobres, mas aceitá-la-á segundo as riquezas da sua misericórdia e da sua ternura, recompensando-nos muito para além dos nossos méritos."
(Santa Gertrudes de Helfta)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"É o mesmo Deus que na plenitude dos tempos faz com que a promessa se torne uma realidade para todos nós. E o que une aquele primeiro momento a este último momento é o fio de esperança; e o que une minha vida cristã à nossa vida cristã, de um momento para outro, para ir sempre avante – pecadores, mas avante – é a esperança; e o que nos dá a paz em tempos difíceis, nos momentos mais sombrios da vida, é a esperança. A esperança não desilude, está sempre ali: silenciosa, humilde, mas forte."
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/voce-tem-ou-nao-tem-esperanca-homilia-do-papa-de-hoje-em-santa-marta-22690

"O que pede Deus a este patriarca? Pede-lhe que parta, abandonando a própria terra para ir rumo à terra que lhe indicar: 'Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar' (Gn 12, 1). Como teríamos respondido nós a um convite semelhante? Com efeito, trata-se de uma partida às escuras, sem saber para onde Deus o levará; é um caminho que exige uma obediência e uma confiança radicais, ao qual só a fé permite aceder. Mas a escuridão do desconhecido — onde Abraão deve ir — é iluminado pela luz de uma promessa; Deus acrescenta ao mandato uma palavra tranquilizadora que abre diante de Abraão um futuro de vida em plenitude: 'Farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei e exaltarei o teu nome... e todas as famílias da terra serão benditas em ti' (Gn 12, 2.3)."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2013/documents/hf_ben-xvi_aud_20130123.html

"'Senhor, que queres que eu faça?'... – A Vontade de Deus! – ouvirás na tua alma de modo terminante.
Então, pega no Evangelho diariamente, e lê-o e vive-o como norma concreta. Assim procederam os santos."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/sao-josemaria-escriva-leitor-da-sagrada-escritura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário