sábado, 4 de abril de 2020

Catequese diária - 4/04/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 11,45-56)

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.

49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.

54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

Santo do dia: Santo Isidoro de Sevilha.


By Bartolomé Esteban Murillo - [2], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=131331

São Guilherme Cuffitelli.


Beato José Bento Dusmet.


Novena pelas almas do Purgatório:

https://rosariopermanente.leiame.net/almas/novena-almas/


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Sozinhos, não somos capazes de tirar o pó que suja o coração. Somente Jesus, que conhece e ama o nosso coração, pode curá-lo. A #Quaresma é tempo de cura.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deveríamos ter o hábito de ver em nós o processo da tentação, que nos faz transformar o coração do bem para o mal: como iniciou este processo na minha alma? Como cresceu? ... Que o Espírito Santo nos ilumine neste conhecimento interior. #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nestes momentos de dor, as pessoas fazem tantas coisas boas, mas não faltam também ideias para aproveitar do momento para si, para o próprio lucro. #RezemosJuntos para que o Senhor dê a todos nós uma consciência reta, transparente.

Papa: mesmo isolados, podemos contar com a criatividade do amor

https://www.youtube.com/watch?v=fof0uRTmyg8

"Com efeito, assim como se deve amar a Deus com a contemplação, também se deve amar o próximo com a ação."
(Santo Isidoro de Sevilha)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080618.html

"Ambas as realidades eram importantes; a universalidade: Jesus morreu realmente por todos; e a subjetividade: Ele morreu também por mim. Portanto, na Cruz manifestou-se o amor gratuito e misericordioso de Deus."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20081029.html

"Senhor, onde estão os Teus amigos? Onde estão os Teus súditos? Deixaram-Te. É uma debandada que dura há vinte séculos... Fugimos todos da Cruz, da Tua Santa Cruz.
Sangue, quebranto, solidão e uma insaciável fome de almas... são o cortejo da Tua realeza."
(São Josemaría Escrivá)

http://pt.escrivaworks.org/book/via_sacra-ponto-1.htm

"As esperanças terrenas desmoronam diante da cruz, mas renascem esperanças novas, que duram para sempre. A esperança que nasce da cruz é diversa. É uma esperança diferente daquela que desmorona, daquela do mundo. (...)
Se algum de vós perguntar: 'Como nasce a esperança?'. 'Da cruz. Olha para a cruz, para Cristo Crucificado e dali chegar-te-á a esperança que nunca acaba, que dura até à vida eterna'. E esta esperança brota precisamente pela força do amor: porque o amor que 'tudo espera, tudo suporta' (1 Cor 13, 7), o amor que é a vida de Deus renovou tudo o que alcançou. Assim, na Páscoa, Jesus transformou, assumindo sobre si mesmo, o nosso pecado em perdão. Mas, ouvi bem como é a transformação que a Páscoa realiza: Jesus transformou o nosso pecado em perdão, a nossa morte em ressurreição, o nosso medo em confiança."
(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2017/documents/papa-francesco_20170412_udienza-generale.html

"Se Deus quer que saibamos que Ele fará esta obra, é para que estejamos mais à vontade, mais pacificados no amor, e deixemos de fixar o olhar nas tempestades que nos impedem de verdadeiramente nos alegrarmos nele. Esta é a grande obra ordenada por Nosso Senhor desde toda a eternidade, um tesouro escondido no seu seio bendito, e só dele conhecido. Por esta obra, Ele vai garantir que tudo acabe em bem, porque, tal como a Santíssima Trindade criou todas as coisas do nada, assim vai tornar boas todas as coisas que o não são."
(Juliana de Norwich)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário