quarta-feira, 22 de abril de 2020

Catequese diária - 22/04/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 3,16-21)

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Santo do dia: São Sotero, papa.



Santa Senhorinha.



Beato Francisco Venimbeni.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Dia Mundial da Terra é uma oportunidade para renovar o compromisso de amar a nossa casa comum, que não é um depósito a explorar. Cuidemos dela e dos membros mais frágeis da nossa família humana. 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deixemos que o amor de Deus que enviou o seu filho Jesus entre em nós e nos ajude a ver com a luz do Espírito. Perguntemos: eu caminho na luz ou caminho nas trevas, sou filho de Deus ou acabei por me tornar um pobre "morcego"? #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Quando estamos no pecado, somos como "morcegos humanos", que sabem se mover somente à noite. É mais cômodo para nós viver nas trevas, porque a luz nos mostra o que não queremos. Mas assim os olhos se acostumam com as trevas e não sabem mais o que é a luz.

"'Os seus preceitos são puros, iluminam os olhos' (Sl 18,9). Recebe Cristo, recebe a capacidade de ver, recebe a luz, a fim de conheceres a Deus e o homem. […] Recebamos a luz e recebamos a Deus […], recebamos a luz e tornemo-nos discípulos do Senhor […], expulsemos a ignorância e as trevas que turvam os nossos olhos qual nevoeiro, contemplemos o Deus verdadeiro. […] Quando jazíamos nas trevas, prisioneiros da sombria região da morte (Mt 4,16; Is 42,7), resplandeceu para nós uma luz vinda do Céu, luz mais pura que o Sol e mais suave que a vida neste mundo. Esta luz é a vida eterna e todo o que nela participa tem a vida. A noite teme esta luz; com medo, desaparece e dá lugar ao dia do Senhor; tudo se tornou luz sem ocaso."
(São Clemente de Alexandria)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Dado que Deus foi o primeiro a amar-nos (cf. 1 Jo 4, 10), agora o amor já não é apenas um 'mandamento', mas é a resposta ao dom do amor com que Deus vem ao nosso encontro."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20051225_deus-caritas-est.html

"O mundo nos espera. Sim! Amamos apaixonadamente este mundo porque Deus assim no-lo ensinou: 'Sic Deus dilexit mundum...' - tanto amou Deus o mundo -; e porque é o lugar do nosso campo de batalha - uma formosíssima guerra de caridade -, para que todos alcancemos a paz que Cristo veio instaurar."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-capitulo-9.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário