quinta-feira, 9 de abril de 2020

Catequese diária - 9/04/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 13,1-15)

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. 6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.

8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.

10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.

11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.

12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

QUINTA-FEIRA SANTA - CEIA DO SENHOR



Nesse dia, Nosso Senhor instituiu a Eucaristia e o sacerdócio. Lavou os pés dos discípulos como exemplo de humildade e serviço. Deu o mandamento novo: amar como Ele ama, 100%, até o fim, até a doação da própria vida.
Rezemos pelos sacerdotes. São os ministros consagrados pelo Senhor. Precisam muito de nossas orações e carinho. Rezemos também pelos seminaristas.

Santo do dia: Santa Valdetrudes, abadessa.

Santa Cacilda.

Beato Antônio Pavoni.



Beato Tomás de Tolentino.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Queridos irmãos sacerdotes, fomos ungidos para ungir, para doar a nós mesmos. #RezemosJuntos hoje pedindo a humildade de custodiar esse dom da unção e implorar a misericórdia de Deus para as pessoas a nós confiadas e para o mundo inteiro. #QuintaFeiraSanta

"Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito Homem, não nos deixa um símbolo, mas a própria realidade: fica Ele mesmo. Irá para o Pai, mas permanecerá com os homens. Não nos deixará um simples presente que nos lembre a sua memória, uma imagem que se dilua com o tempo, como a fotografia que em breve se esvai, amarelece e perde sentido para os que não tenham sido protagonistas daquele momento amoroso. Sob as espécies do pão e do vinho encontra-se o próprio Cristo, realmente presente com seu Corpo, seu Sangue, sua Alma e sua Divindade."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-83.htm



"Jesus foi ao encontro daquela hora, desejando-a. No seu íntimo, esperou aquele momento em que haveria de dar-Se aos seus sob as espécies do pão e do vinho. Esperou aquele momento que deveria ser, de algum modo, as verdadeiras núpcias messiânicas: a transformação dos dons desta terra e o fazer-Se um só com os seus, para os transformar e inaugurar assim a transformação do mundo. No desejo de Jesus, podemos reconhecer o desejo do próprio Deus: o seu amor pelos homens, pela sua criação, um amor em expectativa. O amor que espera o momento da união, o amor que quer atrair os homens a si, para assim realizar também o desejo da própria criação."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2011/documents/hf_ben-xvi_hom_20110421_coena-domini.html




"O que fez Jesus, lavando os pés dos discípulos? Lavando-lhos e enxugando-lhos com a toalha que tinha posto à cintura, Jesus embelezou-lhes os pés para o momento em que eles teriam de anunciar a boa nova. Então se cumpriu aquela palavra profética: 'Que formosos são os pés do mensageiro que traz a boa nova!' (Is 52,7; Rom 10,15). Mas se, ao lavar os pés aos discípulos, Jesus os embelezou, muito maior é a beleza daqueles que Ele mergulha por completo no fogo do Espírito Santo (cf Mt 3,11)."
(Orígenes)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário