segunda-feira, 27 de abril de 2020

Catequese diária - 27/04/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 6,22-29)

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.

23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.

25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

Santo do dia: Santa Zita de Lucca.


Beata Hosana de Cátaro.


By http://www.hbk.hr/katcrkva/eng/opce/sveci/ozana.html, Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=10808326

Beato Nicolau Roland.


Beata Maria Antônia Bandrés Elósegui.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Na vida acontece de nos afastar do Senhor e perder o frescor do primeiro chamado. Peçamos a graça de voltar sempre ao primeiro encontro, no qual Ele nos olhou, nos falou e fez nascer dentro de nós o desejo de segui-Lo. #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pelos artistas, que têm uma capacidade de criatividade muito grande e através da beleza nos indicam o caminho a seguir. Que o Senhor nos dê a todos a graça da criatividade neste momento.

"O centro da existência, aquilo que dá sentido e esperança firme ao caminho muitas vezes difícil da vida é a fé em Jesus, o encontro com Cristo. Também nós perguntemos: 'Que devemos fazer para ter a vida eterna?'. E Jesus diz: 'Acreditai em mim'. A fé é o elemento fundamental. Não se trata aqui de seguir uma ideia, um programa, mas de encontrar Jesus como uma Pessoa viva, de se deixar comprometer totalmente por Ele e pelo seu Evangelho. Jesus convida a não se limitar ao horizonte puramente humano e a abrir-se ao horizonte de Deus, ao horizonte da fé. Ele exige uma única obra: aceitar o plano de Deus, ou seja, 'acreditar naquele que Ele enviou' (v. 29)."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20120805.html

"Abri-nos, pois, o significado autêntico das palavras, dai-nos a luz da inteligência, a perfeição da linguagem, a verdadeira fé. Fazei que sejamos capazes de exprimir aquilo em que cremos: que Vós sois o único Deus Pai e que há um só Senhor Jesus Cristo; que saibamos afirmar que Vós sois Deus com o Filho e proclamemos sem erro a sua divindade."
(Santo Hilário de Poitiers)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Causa-me uma pena muito grande saber de um católico - de um filho de Deus, chamado pelo Batismo a ser outro Cristo - que tranquiliza a sua consciência com uma simples piedade formalista, com uma religiosidade que só o leva a rezar vez por outra, quando pensa que lhe convém!; a assistir à Santa Missa nos dias de preceito - e nem sequer em todos -, enquanto cuida pontualmente de ter o estômago apaziguado, comendo a horas fixas; a ceder na sua fé, a trocá-la por um prato de lentilhas, contanto que não tenha de renunciar à sua posição... E depois, com desfaçatez ou com escândalo, serve-se da etiqueta de cristão para subir na vida! Não! Não nos conformemos com as etiquetas: eu vos quero cristãos de corpo inteiro, de uma só peça. E, para consegui-lo, tereis de procurar sem regateios o oportuno alimento espiritual."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-capitulo-1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário