sábado, 17 de setembro de 2022

Catequese diária - 17/09/2022

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 8,4-15)

Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola:

5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.

9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. 11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”.

Santo do dia: São Roberto Belarmino.


Por anonymous, Italian School - istitutoaveta.it, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19471777

Santa Hildegarda de Bingen.


Por Raul de Chissota - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18079411

Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Senhor deseja que façamos da vida uma obra extraordinária através de gestos comuns, dos gestos de cada dia.

Francisco: “Podemos nos tornar terreno fértil para a Palavra de Deus"

“Deus espalha a semente por toda a parte com generosidade. Assim é o coração de Deus! Cada um de nós é um solo onde cai a semente da Palavra, ninguém é excluído”. 


"Jesus pronunciou essas palavras com o objetivo de atrair a si os seus ouvintes e exortá-los, assegurando que, se se voltassem a Ele, Ele lhes curará."
(São João Crisóstomo)


"A obra da salvação continua a cumprir-se e o Senhor quer servir-Se de nós: deseja que nós, os cristãos, abramos ao seu amor todos os caminhos da Terra; convida-nos a propagar a mensagem divina, com a doutrina e com o exemplo, até aos últimos recantos do mundo."
(São Josemaria Escrivá)


"Não te cause vergonha descobrir que tens no coração o 'fomes peccati' - a inclinação para o mal -, que te acompanhará enquanto viveres, porque ninguém está livre dessa carga.
Não te envergonhes, porque o Senhor, que é onipotente e misericordioso, nos deu todos os meios idôneos para superar essa inclinação: os Sacramentos, a vida de piedade, o trabalho santificado.
- Emprega-os com perseverança, disposto a começar e recomeçar, sem desânimo."
(São Josemaria Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário