domingo, 25 de setembro de 2022

Catequese diária - 25/09/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 16,19-31)

Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.

20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.

22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado.

23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado.

24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.

25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado.26E, além disso, há um grande abismo entre nós; por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.

27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’.

29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’

30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’.

31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’”.

Santo do dia: São Cléofas.


Por Joseph von Führich - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=151122

Santo Alberto de Jerusalém.


São Sérgio de Radonezh.


Por anonimous - http://www.icon-art.info/masterpiece.php?mst_id=1139&where=library, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3857904

São Firmino.


Por © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31669600

No próximo domingo (2/10), acontecerão as eleições.
Rezemos pelo Brasil e saibamos escolher bem entre os candidatos.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O #EvangelhodeHoje nos diz que nem sempre o pão é compartilhado sobre a mesa do mundo; nem sempre emana o perfume da comunhão, nem sempre é repartido na justiça: de um lado um rico com roupas finas e elegantes, de outro um pobre coberto de chagas.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Ao rico não sobrou nem mesmo o nome, o pobre ao invés tem um nome, Lázaro, que significa "Deus ajuda". Mesmo na sua condição de marginalização, ele mantém íntegra a sua dignidade porque vive na relação com Deus, esperança inabalável da sua vida.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #Eucaristia nos convida a uma conversão: da indiferença à compaixão, do desperdício à compartilha, do egoísmo ao amor, do individualismo à fraternidade. Porque não existe um verdadeiro culto eucarístico sem compaixão pelos muitos "Lázaros" que também hoje caminham ao nosso lado

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Voltemos ao sabor do pão, porque enquanto no mundo continuam a se verificar injustiças e discriminações contra os pobres, Jesus nos doa o Pão da compartilha e nos envia todos os dias como apóstolos de fraternidade, de justiça e de paz.

"Enquanto estivermos neste mundo, devemos ouvir o Senhor que nos fala mediante as sagradas Escrituras e viver segundo a sua vontade, caso contrário, depois da morte, será demasiado tarde para se corrigir. Portanto, esta parábola diz-nos duas coisas: a primeira é que Deus ama os pobres e eleva-os da sua humilhação; a segunda é que o nosso destino eterno está condicionado pela nossa atitude, compete a nós seguir o caminho que Deus nos mostrou para alcançar a vida, e este caminho é o amor, entendido não como sentimento, mas como serviço aos outros, na caridade de Cristo."
(Papa Bento XVI)


"Deus destinou a Terra, com tudo o que ela contém, a todos os homens e todos os povos; de modo que os bens criados devem chegar equitativamente às mãos de todos, segundo a justiça, secundada pela caridade. Sejam quais forem as formas de propriedade, conforme as legítimas instituições dos povos e segundo as diferentes e circunstâncias, deve-se atender sempre a este destino universal dos bens. Por esta razão, quem usa esses bens não deve considerar as coisas exteriores que legitimamente possui só como próprias, mas também como comuns, no sentido de poderem beneficiar, não só a si, mas também aos outros."
(Concílio Vaticano II, constituição "Gaudium et Spes")


Pedidos do Papa:

#RezemosJuntos invocando a intercessão da Virgem Maria por #Mianmar. Esta semana, chegou-me o grito de dor pela morte de crianças numa escola bombardeada. Que o grito destes pequenos não permaneça inaudito! Essas tragédias não devem acontecer!

Maria, Rainha da Paz, conforte o povo da #Ucrânia e obtenha aos líderes das Nações a força de vontade para encontrar imediatamente iniciativas eficazes que conduzam ao fim da guerra. #Paz #RezemosJuntos

Uno-me ao apelo dos Bispos de #Camarões pela libertação de oito pessoas sequestradas na Diocese de Mamfe, entre os quais cinco sacerdotes e uma religiosa. #RezemosJuntos por eles e pelas populações de Bamenda: o Senhor doe #paz a este querido país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário