domingo, 18 de setembro de 2022

Catequese diária - 18/09/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lucas 16,1-13)

1 Jesus disse aos seus discípulos: "O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens.2 Então ele o chamou e lhe perguntou: 'Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador'. 3"O administrador disse a si mesmo: 'Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força e tenho vergonha de mendigar... 4 Já sei o que vou fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas casas'.

5 "Então chamou cada um dos devedores do seu senhor. Perguntou ao primeiro: 'Quanto você deve ao meu senhor?' 6 'Cem potes de azeite', respondeu ele. "O administrador lhe disse: 'Tome a sua conta, sente-se depressa e escreva cinquenta'.

7 "A seguir ele perguntou ao segundo: 'E você, quanto deve?' 'Cem tonéis de trigo', respondeu ele. "Ele lhe disse: 'Tome a sua conta e escreva oitenta'.

8 "O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato uns com os outros do que os filhos da luz.9 Por isso, eu digo: Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.

10"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.11 Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês?12 E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?

13"Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".

Santo do dia: São José de Cupertino.


São João Macias.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não nos esqueçamos: a #paz é possível quando as armas se calam e começa o diálogo! Continuemos a rezar pelo martirizado povo ucraniano e pela paz em toda terra ensanguentada pela guerra.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Estou entristecido com os recentes combates entre Azerbaijão e Armênia. Expresso a minha solidariedade às famílias das vítimas e exorto as partes a respeitarem o cessar-fogo em vista de um acordo de #paz.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nos momentos de crise, às vezes nos deixamos vencer pelo desânimo ou caímos em lamentações. Em vez disso, no #EvangelhodeHoje Jesus diz para sermos sagazes segundo o Evangelho, atentos para discernir a realidade, criativos para buscar boas soluções para nós e para os outros.

"Se Ele, o nosso Deus e nosso Senhor, não Se envergonha de ser chamado nosso Pai, poderemos nós renegar os nossos irmãos? Não, meus irmãos e meus amigos, não sejamos administradores infiéis dos bens que nos são confiados."
(São Gregório Nazianzeno)


"Se tens de servir a Deus com a tua inteligência, para ti estudar é uma obrigação grave."
(São Josemaria Escrivá)


"Os que andam em negócios humanos dizem que o tempo é ouro. - Parece-me pouco; para nós, que andamos em negócios de almas, o tempo é Glória!"
(São Josemaria Escrivá)


"A propriedade dum bem faz do seu detentor um administrador da providência de Deus, com a obrigação de o fazer frutificar e de comunicar os seus benefícios aos outros, a começar pelos seus próximos."
(Catecismo da Igreja Católica n. 2404)

"Vós conheceis a bondade de nosso Senhor Jesus Cristo. Sendo rico, se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer por sua pobreza."
(2 Cor 8,9)

"Fazei tudo por Amor. - Assim não há coisas pequenas: tudo é grande. - A perseverança nas pequenas coisas, por Amor, é heroísmo."
(São Josemaria Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário