sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Catequese diária - 23/09/2022

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 9,18-22)

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.

22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

Santo do dia: São Pio de Pietrelcina.


Por Jornal O Bom Católico - Flickr: Stigmata 002, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=115761133

Beato Francisco de Paula Victor.


By L'Osservatore Romano - Original publication: L'Osservatore Romano, November 13 2015Immediate source: News VA, Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=48549128

São Lino, Papa.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A caridade animada pela fé tem o poder de desarmar as forças do mal. São #PiodePietrelcina lutou contra o mal durante toda sua vida: com humildade, com a obediência e com a cruz, oferecendo a dor por amor.

"Perante a falta de piedade dos homens, o Senhor tem necessidade de pessoas que sofram com Ele. (...) Mas que Ele seja bendito para sempre, porque o seu amor leva a doçura para o meio da amargura, e transforma os sofrimentos passageiros desta vida em méritos para a eternidade."
(São Pio de Pietrelcina)


"Quem é Jesus para mim?
Jesus é o Verbo encarnado (cf Jo 1,14).
Jesus é o Pão da Vida (cf Jo 6,35).
Jesus é a vítima oferecida na cruz pelos nossos pecados (cf 1Jo 4,19).
Jesus é o sacrifício oferecido na Santa Missa pelos pecados do mundo e os meus pecados (cf Jo 1,29).
(...)
Para mim,
Jesus é o meu Deus,
Jesus é o meu esposo,
Jesus é a minha vida,
Jesus é o meu único amor,
Jesus é o meu tudo, cada pessoa e cada coisa.
Jesus, amo-Te com todo o meu coração, com todo o meu ser."
(Santa Teresa de Calcutá)


"A esta interrogação, o Apóstolo Pedro responde com prontidão: 'Tu és o Cristo de Deus, o Messias de Deus', superando deste modo todas as opiniões terrenas que consideravam Jesus um dos profetas. (...) E diante desta profissão de fé, Jesus renova a Pedro e aos demais discípulos o convite a segui-lo pelo caminho exigente do amor até à Cruz. Também a nós, que podemos conhecer o Senhor mediante a fé na sua Palavra e nos Sacramentos, Jesus dirige a proposta de segui-lo todos os dias e também a nós recorda que para ser seus discípulos é necessário apropriar-nos do poder da sua Cruz, ápice dos nossos bens e coroa da nossa esperança."
(Papa Bento XVI)


"Há no ambiente uma espécie de medo à Cruz, à Cruz do Senhor. É porque começaram a chamar cruzes a todas as coisas desagradáveis que acontecem na vida, e não sabem levá-las com sentido de filhos de Deus, com visão sobrenatural. Até arrancam as cruzes que os nossos avós plantaram pelos caminhos...
Na Paixão, a Cruz deixou de ser símbolo de castigo para converter-se em sinal de vitória. A Cruz é o emblema do Redentor: in quo est salus, vita et resurrectio nostra: ali está a nossa saúde, a nossa vida e a nossa ressurreição."
(São Josemaria Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário