quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Catequese diária - 8/09/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 1,18-23)

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA


By Didier Descouens - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47108397

"Maria experimentou a ternura de Deus como filha, cheia de graça, para depois conceder esta ternura como Mãe, através da união à missão do Filho Jesus. Hoje desejo expressar minha proximidade a todas as mães. De modo especial, às mães que têm filhos que sofrem: filhos doentes, filhos marginalizados, filhos encarcerados. Nossa Senhora console todas as mães aflitas devido ao sofrimento dos filhos."
(Papa Francisco)

"Hoje celebramos o nascimento da bem-aventurada Virgem Maria, de quem nasceu Aquele que é a vida de todos. Hoje nasceu a Virgem de quem quis nascer a salvação de todos, para dar àqueles que nasciam para morrer a possibilidade de renascerem para a vida. Hoje nasceu a nossa nova mãe, que apagou a maldição de Eva, nossa primeira mãe. Através dela, tornámo-nos herdeiros da bênção, nós, que por causa da primeira mãe tínhamos nascido sob a antiga maldição."
(Beato Guerric de Igny)


"Ao longo do ano, quando celebramos as festas marianas, e em bastantes momentos de cada dia, nós, cristãos, pensamos muitas vezes na Virgem. Se aproveitarmos esses instantes, imaginando como a nossa Mãe se comportaria nas tarefas que temos que realizar, iremos aprendendo pouco a pouco, e acabaremos por parecer-nos com Ela, como os filhos se parecem com sua Mãe."
(São Josemaria Escrivá)



By Willuconquer - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=57816733

Nenhum comentário:

Postar um comentário