sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Catequese diária - 30/09/2022

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 10,13-16)

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

Santo do dia: São Jerônimo.


By Caravaggio - Web Gallery of Art:   Image  Info about artwork, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1573766

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Por vezes, nós seres humanos acreditamos que somos senhores de tudo ou, caso contrário, perdemos toda a autoestima. A #oração ajuda-nos a encontrar a correta dimensão na relação com Deus, nosso Pai, e com toda a criação.

"Não desespereis do perdão por causa da enormidade das vossas faltas, porque a sua grande misericórdia apagará os grandes pecados. Ele é bom e misericordioso, e prefere a conversão à morte do pecador (Ez 33,11). 'Paciente e rico de misericórdia' (Jl 2,13), Ele não imita a impaciência dos homens, mas espera com perseverança a nossa conversão."
(São Jerônimo)


"Luta contra essa frouxidão que te faz preguiçoso e desleixado na tua vida espiritual. - Olha que pode ser o princípio da tibieza..., e, na frase da Escritura, aos tíbios, Deus os vomitará."
(São Josemaria Escrivá)


"Deus alenta o homem a levantar-se do pecado, ilumina-lhe a inteligência com a luz da fé, e a seguir, por meio de um certo gosto e deleite, abrasa-lhe a vontade. (...) Deus produz esta obra com maior ou menor intensidade, de acordo com o fruto que prevê obter. A todos é dada luz e graça, a fim de que, fazendo cada um o que estiver a seu alcance, possa salvar-se pelo simples fato de consentir. Este consentimento dá-se do seguinte modo: quando Deus realiza a sua obra, basta que o homem diga: 'Estou contente, Senhor, fazei de mim o que quiserdes; estou decidido a nunca mais pecar e a deixar, por vosso amor, tudo o que há no mundo'."
(Santa Catarina de Gênova)


"É verdade que quem me escuta, escuta realmente o Senhor? Rezemos e trabalhemos para que seja sempre mais verdadeiro que quem nos ouve, ouça Cristo. Amém!"
(Papa Bento XVI)



By Hoppyh - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45558731

Nenhum comentário:

Postar um comentário