quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Catequese diária - 7/09/2022

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 6,20-26)

Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!

23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.

Santo do dia: Santa Regina.


By Zsinor21 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47024116

São Clodoaldo.


Por Original uploader was Daveswagon at en.wikipedia - Transferred from en.wikipedia, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4738920

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deus trabalha por meio de eventos não programáveis, e também nos contratempos. Peçamos ao Senhor que nos envie o seu Espírito para nos ajudar a discernir e reconhecer a sua presença mesmo nas situações imprevistas e dolorosas da nossa vida. #Discernimento

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Diante de todos os cenários de guerra do nosso tempo, peço a vocês que sejam construtores da paz. #RezemosJuntos pela reconciliação e a concórdia. À Virgem Maria confiamos as vítimas de todas as guerras, de modo especial a querida população ucraniana.

Neste ano, celebramos os 200 anos da Independência do Brasil.
Rezemos pelo nosso país. Procuremos viver e pregar a mensagem do Evangelho.


"Os deserdados da fortuna aprendem da Igreja que, segundo o juízo do próprio Deus, a pobreza não é um opróbrio e que não se deve corar por ter de ganhar o pão a trabalhar. Jesus Cristo Nosso Senhor confirmou-o com o seu exemplo: Ele, que 'de muito rico que era, Se fez indigente' (2Cor 8,9) para a salvação dos homens; que, Filho de Deus e Deus Ele mesmo, quis passar aos olhos do mundo por filho dum artesão; que passou uma grande parte da sua vida a trabalhar: 'Não é Ele o carpinteiro, o Filho de Maria?' (Mc 6,3). 
(...)
A virtude é o patrimônio comum dos mortais, que está ao alcance de todos, dos pequenos e dos grandes, dos pobres e dos ricos; só a virtude e os méritos, seja qual for a pessoa em quem se encontrem, obterão a recompensa da eterna felicidade."
(Papa Leão XIII, encíclica "Rerum Novarum")


"Na nossa vida, há pobreza, aflições, humilhações, luta pela justiça, esforço da conversão quotidiana, combates para viver a vocação à santidade, perseguições e muitos outros desafios. Mas, se abrirmos a porta a Jesus, se deixarmos que Ele esteja dentro da nossa história, se partilharmos com Ele as alegrias e os sofrimentos, experimentaremos uma paz e uma alegria que só Deus, amor infinito, pode dar.
(...)
Na lógica deste mundo, aqueles que Jesus proclama felizes são considerados 'perdedores', fracos. Ao invés, exalta-se o sucesso a todo o custo, o bem-estar, a arrogância do poder, a afirmação própria em detrimento dos outros."
(Papa Francisco)



By Enrique López-Tamayo Biosca - https://www.flickr.com/photos/eltb/7463839676, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20066106

Nenhum comentário:

Postar um comentário