quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Catequese diária - 21/09/2022

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 9,9-13)

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.

11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

Santo do dia: São Mateus, apóstolo.


By COPTS - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16852141

Santa Efigênia.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A festa do evangelista #SãoMateus, que a Igreja celebra hoje, oferece-me a oportunidade para exortar todos a ler diariamente o #Evangelho. Encontrareis nas palavras de Cristo a luz e o sustento para o vosso caminho.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Ser um pequeno rebanho não deveria nos assustar, mas sim nos convidar a viver essa realidade com fé, para que possamos nos tornar fermento, sal e luz para os outros, confiantes na ação do Espírito Santo, que sopra livremente onde quer.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pelos doentes de #Alzheimer, tantas pessoas que, por causa desta doença, são muitas vezes colocadas à margem da sociedade; por suas famílias, por aqueles que cuidam deles com amor, para que sejam ajudados cada vez mais.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Gostaria de recordar novamente a terrível situação da martirizada #Ucrânia. O meu enviado me falou da dor das pessoas, das monstruosidades que acontecem. #RezemosJuntos por esse povo mártir e pela #paz.

"Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado."
(Mt 23,12)

"Deus condena o pecado, mas tenta salvar o pecador, vai procurá-lo para trazê-lo de volta ao caminho reto."
(Papa Francisco)


"O perdão é o sinal mais visível do amor do Pai, que Jesus quis revelar em toda a sua vida. Não há página do Evangelho que possa ser subtraída a este imperativo do amor que chega até ao perdão. Até nos últimos momentos da sua existência terrena, ao ser pregado na cruz, Jesus tem palavras de perdão: 'Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem' (Lc 23, 34)."
(Papa Francisco)


"A condensação da frase ressalta claramente a prontidão de Mateus ao responder à chamada. Isto significava para ele o abandono de todas as coisas, sobretudo do que lhe garantia uma fonte de lucro seguro, mesmo se muitas vezes injusto e desonesto. Evidentemente Mateus compreendeu que a familiaridade com Jesus não lhe permitia perseverar em atividades desaprovadas por Deus."
(Papa Bento XVI)


"Quando procurares o teu Mestre bem-amado de todo o coração, se, no caminho da vida, o teu pé tropeçar na pedra das paixões (cf Sl 91,12, LXX), ou se, como acontece mais vezes, escorregares na lama sem querer e caíres, sempre que tombares e ferires o corpo, volta a levantar-te de todo o coração e busca o Senhor, até O encontrares."
(João Carpátio, monge e bispo)


Devoção do dia: São José.


By José Luzan - [2], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=249983

Nenhum comentário:

Postar um comentário