domingo, 31 de janeiro de 2021

Catequese diária - 31/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 1,21-28)

21Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.

23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

Santo do dia: São João Bosco.


Santa Marcela.

São Francisco Xavier Maria Bianchi.

Por Barnabitefather - by taking a picture of a paintingPreviously published: http://barnabiteholiness.blogspot.com/p/saint-francis-xavier-bianchi.html, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=27488920

Beata Luísa Albertoni.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Quando lemos o #Evangelho pessoalmente com o coração aberto, sempre nos chega um pouco da sua luz e do seu poder benéfico, que ilumina, que cura, que consola. #EvangelhodeHoje Mc 1,21-28

Papa Francisco

@Pontifex_pt

A pandemia confirmou o quanto é necessário tutelar o direito à saúde das pessoas mais vulneráveis: faço votos que os líderes das nações unam esforços para assistir os que sofrem de hanseníase e para sua inclusão social.

"Deus nos colocou no mundo para os outros."

(São João Bosco)

https://www.salesianos.com.br/frases-de-dom-bosco/

"Ele entra na sinagoga de Cafarnaum no dia de sábado e começa a ensinar; as pessoas ficam admiradas com as suas palavras, porque não eram palavras comuns, não se assemelhavam com o que eles normalmente ouviam. Com efeito, os escribas ensinavam mas sem ter autoridade própria. E Jesus ensina com autoridade. Ao contrário, Jesus ensina como alguém que tem autoridade, revelando-se assim como o Enviado de Deus, e não como um simples homem que tem que fundar o seu ensinamento unicamente nas tradições precedentes. Jesus tem plena autoridade.

(...)

O poder de Jesus confirma a autoridade do seu ensinamento. Ele não pronuncia apenas palavras, mas age. Assim manifesta o projeto de Deus com as palavras e com o poder das obras. Com efeito, no Evangelho vemos que Jesus, na sua missão terrena, revela o amor de Deus tanto com a pregação como com numerosos gestos de atenção e socorro aos doentes, aos necessitados, às crianças, aos pecadores."

(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2018/documents/papa-francesco_angelus_20180128.html

"Se repararmos bem, entre as muitas palavras de louvor que disseram de Jesus os que contemplaram a sua vida, há uma que de certo modo compreende todas as outras. Refiro-me à exclamação, prenhe de acentos de assombro e de entusiasmo, que a multidão repetia espontaneamente ao presenciar atônita os seus milagres: Bene omnia fecit, fez tudo admiravelmente bem: os grandes prodígios e as coisas triviais, cotidianas, que a ninguém deslumbraram, mas que Cristo realizou com a plenitude de quem é perfectus Deus, perfectus homo, perfeito Deus e homem perfeito."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-capitulo-4.htm

"Graças à ação do Espírito Santo, a obra de Jesus prolonga-se na missão da Igreja. Mediante os Sacramentos é Cristo que comunica a sua vida a multidões de irmãos e irmãs, enquanto cura e conforta numerosos doentes através das inúmeras atividades de assistência médica que as comunidades cristãs promovem com caridade fraterna e mostram assim o verdadeiro rosto de Deus, o seu amor. É verdade:  quantos cristãos sacerdotes, religiosos e leigos em todas as partes do mundo emprestaram e continuam a emprestar as suas mãos, os seus olhos e os seus corações a Cristo, verdadeiro médico dos corpos e das almas!"

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2009/documents/hf_ben-xvi_ang_20090208.html

sábado, 30 de janeiro de 2021

Catequese diária - 30/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 4,35-41)

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

Santo do dia: Santa Jacinta Marescotti.


By Domenico Corvi - http://lalumierededieu.eklablog.com/sainte-jacinthe-marescotti-religieuse-a-viterbe-1640-p322956, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24337750

Santa Martinha.

São Paulo Ho Hyob.

São Muciano Maria Wiaux.


Beata Carmen García Moyón.


De Rafael.garciato - Trabajo propio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=94649577

Beato Sebastião Valfré.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Senhor procura-nos onde estamos, ama-nos como somos e, pacientemente, acompanha os nossos passos. Com a sua Palavra, quer fazer-nos mudar de rumo, deixando de nos limitarmos a matar o tempo para nos fazermos ao largo com Ele.

"Não Te importas: pensam que Jesus Se tenha desinteressado deles, não cuide deles. Entre nós, nas nossas famílias, uma das coisas que mais dói é ouvirmos dizer: 'Não te importas de mim'. É uma frase que fere e desencadeia turbulência no coração. Terá abalado também Jesus, pois não há ninguém que se importe mais de nós do que Ele. De facto, uma vez invocado, salva os seus discípulos desalentados."
(Papa Francisco)


"No entanto, se o vento nos derruba – porque somos apenas homens – e agita as paixões más do nosso coração, não desesperemos. Acordemos Cristo, prossigamos a nossa viagem sobre um mar apaziguado e chegaremos à pátria."
(Santo Agostinho)


"Enche-te de fé, de segurança! - Assim o diz o Senhor por boca de Jeremias: 'Orabitis me, et ego exaudiam vos' - sempre que recorrerdes a Mim - sempre que fizerdes oração! -, Eu vos escutarei."
(São Josemaría Escrivá)


"O gesto solene de acalmar o mar tempestuoso é claramente um sinal do senhorio de Cristo sobre os poderes negativos e leva a pensar na sua divindade: 'Quem é Este – interrogaram-se admirados e cheios de terror os discípulos – a Quem até o vento e o mar obedecem?' (Mc 4, 41). A sua fé ainda não é sólida, mas está a formar-se; é um misto de medo e de confiança; o abandono confiante de Jesus ao Pai é, ao contrário, total e puro. Por isso, por este poder do amor, Ele pode adormecer durante a tempestade, completamente seguro nos braços de Deus."
(Papa Bento XVI)


sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Catequese diária - 29/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 4,26-34)

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.

28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

Santo do dia: São Valério de Tréveris.

São Sulpício Severo.

Beata Vilana de' Botti.

Beata Boleslava Maria Lament.


By Zkoty - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36697332

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A cultura da vida é patrimônio que os cristãos desejam compartilhar com todos. Cada vida humana, única e irrepetível, constitui um valor inestimável. Isso deve ser sempre anunciado novamente, com a coragem da palavra e das ações.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A história da evangelização tem início com uma busca apaixonada do Senhor, que chama e quer estabelecer com cada pessoa, onde quer que esteja, um diálogo de amizade (Jo 15, 12-17).

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE
O PAPA FRANCISCO
PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2021

«Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos» (At 4, 20)


"Por mim, meu Deus, estou persuadido de que velais sobre aqueles que esperam em Vós e que nada pode faltar àqueles que de Vós esperam todas as coisas; decidi, pois, de hoje em diante, viver sem qualquer preocupação e libertar-me de todas as minhas inquietações. 'Em paz me deito e logo adormeço, porque Tu, Senhor, me fazes viver em segurança' (Sl 4,9)."
(São Cláudio de la Colombière)


"Do mesmo modo como a semente humilde se desenvolve na terra, também a Palavra age com o poder de Deus no coração de quem a ouve. Deus confiou a sua Palavra à nossa terra, ou seja, a cada um de nós com a nossa humanidade concreta. Podemos ser confiantes, porque a Palavra de Deus é palavra criadora, destinada a tornar-se 'o grão abundante na espiga' (v. 28). Esta Palavra, se for aceite, certamente dará os seus frutos, porque o próprio Deus a faz germinar e maturar através de veredas que nem sempre podemos verificar e de um modo que nós não sabemos (cf. v. 27). Tudo isto faz compreender que é sempre Deus, é sempre Deus quem faz crescer o seu Reino — por isso rezamos tanto para que 'venha a nós o vosso Reino' — é Ele quem o faz crescer, o homem é seu humilde colaborador, que contempla e rejubila pela criadora ação divina e aguarda paciente os seus frutos."
(Papa Francisco)


"A nossa pequena força, aparentemente impotente diante dos problemas do mundo, se for introduzida na força de Deus, não teme obstáculos porque a vitória do Senhor é certa. É o milagre do amor de Deus que faz germinar e crescer cada semente de bem espalhada na terra. E a experiência deste milagre de amor leva-nos a ser otimistas, apesar das dificuldades, dos sofrimentos e do mal que nós encontramos. A semente germina e cresce, porque é o amor de Deus que a faz crescer. A Virgem Maria, que acolheu como 'terra boa' a semente da Palavra divina, fortaleça em nós esta fé e esta esperança."
(Papa Bento XVI)


"A tarefa apostólica, que Cristo confiou a todos os seus discípulos, produz, portanto, resultados concretos na esfera social. Não é admissível pensar que, para sermos cristãos, seja preciso voltarmos as costas ao mundo, sermos uns derrotistas da natureza humana. Tudo, até o mais ínfimo dos acontecimentos honestos, encerra um sentido humano e divino. Cristo, perfeito homem, não veio destruir o que é humano, mas enobrecê-lo, assumindo a nossa natureza humana, à exceção do pecado: veio compartilhar todas as aspirações do homem, exceto a triste aventura do mal."
(São Josemaría Escrivá)


quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Catequese diária - 28/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mc 4,21-25)

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

Santo do dia: Santo Tomás de Aquino.


São Julião de Cuenca.


By Eugenio Caxés - http://vads.ahds.ac.uk/large.php?pic=PC_98&page=8&mode=boolean&words=robe&idSearch=boolean&vadscoll=Culture+and+Sport+Glasgow+(Museums):+Pollok+House, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6651267

Papa Francisco
@Pontifex_pt

As palavras da Sagrada Escritura não foram escritas para ficarem presas no papel, mas para serem acolhidas por quem reza, fazendo-as germinar no seu coração. #Oração #PalavradeDeus

"Por isso é feio julgar. O juízo é só de Deus, somente d’Ele! A nós o amor, a compreensão, rezar pelos outros quando vemos coisas que não são boas, mas também falar com eles: ‘Mas, olha, eu vejo isso, talvez …” Mas jamais julgar. Nunca. E isso é hipocrisia, se nós julgamos."
(Papa Francisco)


"Ai do religioso que, em vez de guardar em seu coração o bem que o Senhor lhe faz, e em vez de deixar que os outros o vejam através das suas obras, o quer mostrar às pessoas por palavras para obter elogios. Com isso, recebe a insignificante recompensa que cobiçava, mas os que o ouvem pouco fruto recolhem. […]
Feliz o servo que arrecada, mas no céu (cf Mt 6,20), o tesouro das graças que o Senhor lhe oferece, e que não anda a apregoá-las aos homens para deles obter recompensa, porque o próprio Altíssimo manifestará as suas obras a quem Lhe aprouver."
(São Francisco de Assis)


"A candeia que está no lampadário é Nosso Senhor Jesus Cristo, a verdadeira luz do Pai 'que ilumina todo o homem que vem a este mundo' (Jo 1,9). Dito de outra forma, Cristo é a Sabedoria e a Palavra do Pai, que, tendo aceitado a nossa carne, Se tornou realmente e foi chamado a 'luz' do mundo. Ele é celebrado e exaltado na Igreja pela nossa fé e pela nossa piedade, tornando-Se desse modo visível para todas as nações e brilhando para 'todos os da casa', isto é, para o mundo inteiro, de acordo com as suas palavras: 'Não se acende uma candeia para a pôr debaixo de um vaso, mas no candelabro, onde brilha para todos os da casa' (Mt 5,15).
(...)
O lampadário é a Santa Igreja porque o Verbo de Deus brilha por causa da sua pregação. Deste modo, os raios da sua verdade podem iluminar o mundo inteiro."
(São Máximo, o Confessor)


"Tenho vontade de recordar a grandeza de atuar com espírito divino no cumprimento fiel das obrigações habituais de cada dia, com essas lutas que enchem Nosso Senhor de alegria e que só ele e cada um de nós conhece. Convencei-vos de que normalmente não encontrareis ocasiões para grandes façanhas, entre outros motivos porque não é habitual que surjam essas oportunidades. Pelo contrário, não faltam ocasiões para demonstrarmos o nosso amor a Jesus Cristo através do que é pequeno, do normal."
(São Josemaría Escrivá)


quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Catequese diária - 27/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 4,1-20)

Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.

2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.

8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.

13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.

18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

Santo do dia: Santa Ângela Mérici.


Por Père Igor - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20125875

Santo Henrique de Ossó y Cervelló.


By Iglesia en Valladolid - https://www.flickr.com/photos/39359649@N02/6472572893, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28350815

São Vitaliano, papa.


By Unknown author - http://www.vaticanhistory.de/vh/B_Vitalianus.jpg, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=447906

Beato Jorge Matulaitis.


Por Desconhecido - Narodowe Archiwum Cyfrowe, Sygnatura: 1-R-128, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11467551

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje é celebrado o #DiadaMemória. Recordar é expressão de humanidade; é estar atentos porque essas coisas podem acontecer novamente, a partir de propostas ideológicas que querem salvar um povo e acabam por destruir a humanidade.

"É assim o coração superficial, que acolhe o Senhor, quer rezar, amar e testemunhar, mas não persevera, cansa-se e não cresce. É um coração sem consistência, no qual as pedrinhas da preguiça prevalecem sobre a terra boa, onde o amor é inconstante e passageiro. Mas quem acolhe o Senhor só quando lhe apetece, não dá fruto."
(Papa Francisco)


"Aos discípulos, isto é, àqueles que já estão decididos por Ele, Ele pode falar do Reino de Deus abertamente, ao passo que, aos outros, deve anunciá-lo em parábolas, para estimular, de fato, a decisão, a conversão do coração; as parábolas, de fato, por sua natureza, requerem um esforço de interpretação, interpelam a inteligência, mas também a liberdade."
(Papa Bento XVI)


"Se olharmos ao nosso redor, para este mundo que amamos porque é obra saída das mãos de Deus, observaremos que a parábola se converte em realidade: a palavra de Jesus Cristo é fecunda, suscita em muitas almas desejos de entrega e de fidelidade. A vida e o comportamento dos que servem a Deus mudaram a História, e até muitos dos que não conhecem o Senhor se deixam guiar, talvez até sem o saberem, por ideais nascidos do cristianismo."
(São Josemaría Escrivá)

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Catequese diária - 26/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 10,1-9)

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

Santo do dia: São Timóteo e São Tito.


By Unknown author - http://arhiva.svetigora.com/node/921, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3752678


Saint Eysteinn Erlendsson.


By Morten Dreier - Own work, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=543530

Santa Paula de Roma.


Por kenward - Este ficheiro foi extraído de outro ficheiro: Mosteiro dos Jerónimos DSC 0134 (17108857569).jpg, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=59324633

Beato Gabriel Maria Allegra.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A Palavra de Deus é o antídoto contra o medo de enfrentar a vida sozinho. Falando conosco, o Senhor lembra-nos que estamos no seu coração, somos preciosos a seus olhos, estamos guardados na palma das suas mãos.

"Não esqueçam, meus filhos, que não somos almas que se unem a outras almas para fazer uma coisa boa. Isso já é muito… mas é pouco. Somos apóstolos que cumprimos um mandato imperativo de Cristo."
(São Josemaría Escrivá)


"O zelo é uma loucura divina de apóstolo, que te desejo, e que tem estes sintomas: fome de intimidade com o Mestre; preocupação constante pelas almas; perseverança que nada faz desfalecer."
(São Josemaría Escrivá)


"Também os bispos, constituídos pelo Espírito Santo, sucedem aos apóstolos como pastores das almas e, juntamente com o sumo pontífice e sob a sua autoridade, foram enviados a perpetuar a obra de Cristo, Pastor eterno. Na verdade, Cristo deu aos apóstolos e aos seus sucessores o mandato e o poder de ensinar todas as gentes, de santificar os homens na verdade e de os apascentar. Por isso, foram os bispos constituídos, pelo Espírito Santo que lhes foi dado, verdadeiros e autênticos mestres, pontífices e pastores."
(Concílio Vaticano II, "Christus Dominus")


"No sacrifício da cruz, onde se realiza a missão de Jesus (cf. Jo 19, 28-30), Deus revela que o seu amor é por todos e cada um (cf. Jo 19, 26-27). E pede-nos a nossa disponibilidade pessoal para ser enviados, porque Ele é Amor em perene movimento de missão, sempre em saída de Si mesmo para dar vida. Por amor dos homens, Deus Pai enviou o Filho Jesus (cf. Jo 3, 16). Jesus é o Missionário do Pai: a sua Pessoa e a sua obra são, inteiramente, obediência à vontade do Pai (cf. Jo 4, 34; 6, 38; 8, 12-30; Heb 10, 5-10). Por sua vez, Jesus – crucificado e ressuscitado por nós –, no seu movimento de amor atrai-nos com o seu próprio Espírito, que anima a Igreja, torna-nos discípulos de Cristo e envia-nos em missão ao mundo e às nações."
(Papa Francisco)


"O fato de que Jesus chame alguns discípulos a colaborar diretamente para a sua missão manifesta um aspecto do seu amor: ou seja, Ele não desdenha a ajuda que outros homens podem oferecer à sua obra; conhece os seus limites, as suas debilidades, mas não os despreza; aliás, confere-lhes a dignidade de ser seus enviados."
(Papa Bento XVI)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Catequese diária - 25/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 16,15-18)

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

CONVERSÃO DE SÃO PAULO, APÓSTOLO


Santo do dia: Santo Ananias.


Beata Teresa Grillo Michel.


Di Piccole Suore della Divina Provvidenza - http://www.piccolesuoredelladivinaprovvidenza.it/Image.ashx?w=490&h=490&img=%2fUpload%2fFoto_Varie%2fMadre_Teresa_Michel.JPG, Copyrighted, https://it.wikipedia.org/w/index.php?curid=5037355

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Somos ramos da mesma videira, somos vasos comunicantes: o bem e o mal que realiza cada um reverte-se sobre os outros. Na medida em que permanecemos em Deus, aproximamo-nos dos outros e, na medida em que nos aproximamos dos outros, permanecemos em Deus.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Gostaria de agradecer a todos aqueles que nesta Semana rezaram e continuarão a rezar pela unidade dos cristãos.

"Alcançamos aqui o mistério da misericórdia e da escolha de Deus: o Pai ama todos e quer salvar todos, e por isso chama alguns, 'conquistando-os' com a sua graça, para que através deles o seu amor possa alcançar todos. A missão de todo o povo de Deus é anunciar as obras maravilhosas do Senhor, primeira entre todas o Mistério pascal de Cristo, por meio do qual passamos das trevas do pecado e da morte para o esplendor da sua vida, nova e eterna (cf. 1 Pd 2, 10)."
(Papa Francisco)


"Cristo ressuscitado mostra-se como uma luz maravilhosa e fala a Saulo, transforma o seu pensamento e a sua própria vida. O esplendor do Ressuscitado torna-o cego:  assim vê-se também exteriormente o que era a sua realidade interior, a sua cegueira em relação à verdade, à luz que é Cristo. E depois o seu 'sim' definitivo a Cristo no baptismo volta a abrir os seus olhos, faz com que ele realmente veja."
(Papa Bento XVI)


"Um olhar humilde sobre a nossa vida nos faz perceber claramente que o Senhor, além da graça da fé, nos concedeu talentos e qualidades. Nenhum de nós é um exemplar repetido: o nosso Pai criou-nos um a um, distribuindo entre os seus filhos um número diverso de bens. Temos que pôr esses talentos, essas qualidades, a serviço de todos; temos que utilizar esses dons de Deus como instrumentos para ajudar os homens a descobrir Cristo."
(São Josemaría Escrivá)

domingo, 24 de janeiro de 2021

Catequese diária - 24/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 1,14-20)

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus.

Santo do dia: São Francisco de Sales.


Beata Paula Gambara Costa.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Antes de qualquer palavra nossa sobre Deus, está a sua Palavra para nós, que continua a dizer-nos: «Não tenhas medo, estou contigo. Estou perto de ti e continuarei a estar». #DomingoDaPalavra 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A Palavra de Deus, semeada no terreno do nosso coração, leva-nos a semear esperança através da proximidade com o outro. Precisamente como Deus faz conosco. #DomingoDaPalavra

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não renunciamos à Palavra de Deus! É a carta de amor escrita para nós por Aquele que nos conhece como ninguém: lendo-a, voltamos a ouvir a sua voz, vislumbramos o seu rosto, recebemos o seu Espírito. #DomingoDaPalavra

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #PalavradeDeus nos consola e encoraja. Ao mesmo tempo, provoca a conversão, nos sacode, nos liberta da paralisia do egoísmo. Porque tem o poder de transformar a vida, de fazer passar das trevas à luz.


"Numa palavra, a devoção não é nada mais do que uma agilidade e viveza espiritual, da qual ou a caridade opera em nós, ou nós mesmos, levados pela caridade, operamos todo o bem de que somos capazes."
(São Francisco de Sales)

"É por isso que Ele pede a pobreza àqueles que querem segui-lo: o coração tem de estar livre de tudo o que o prende aos bens terrenos, não os desejando, não se inquietando, não dependendo deles, para poder pertencer totalmente ao Esposo divino."
(Santa Teresa Benedita da Cruz)


"Apóstolo é o cristão que se sente enxertado em Cristo, identificado com Cristo, pelo Batismo; habilitado a lutar por Cristo, pelo Crisma; chamado a servir a Deus com a sua ação no mundo, pelo sacerdócio comum dos fiéis, que lhe confere uma certa participação no sacerdócio de Cristo - embora essencialmente diferente daquela que constitui o sacerdócio ministerial - e o torna capaz de participar no culto da Igreja e de ajudar os homens a caminhar para Deus, mediante o testemunho da palavra e do exemplo, mediante a oração e a expiação.
Cada um de nós tem que ser ipse Christus, o próprio Cristo. Ele é o único Medianeiro entre Deus e os homens ; e nós unimo-nos a Ele para com Ele oferecermos todas as coisas ao Pai. Nossa vocação de filhos de Deus, no meio do mundo, exige não apenas que procuremos atingir a nossa santidade pessoal, mas que avancemos pelos caminhos da terra, para convertê-los em atalhos que, através dos obstáculos, levem as almas ao Senhor; que tomemos parte, como cidadãos comuns, em todas as atividades temporais, para sermos levedura que informe a massa inteira."
(São Josemaría Escrivá)


Rezemos pelo Papa!

Ciatalgia impede novamente que Papa presida celebrações:


sábado, 23 de janeiro de 2021

Catequese diária - 23/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 3,20-21)

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

Santo do dia: Santo Ildefonso de Toledo.


Por El Greco - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=152185

Santa Emerenciana.


Por Peter Potrowl - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=34944432

Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Desejo dedicar a Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações este ano, ao convite "vem e verás" (Jo 1,46). Para contar a verdade é necessário ir ver, ouvir as pessoas, recolher a realidade. #GMCS

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #PalavradeDeus ganhou rosto, o Deus invisível deixou-se ver, ouvir e tocar (cf. 1 Jo 1,1-3). A palavra só é eficaz se se "vê", se te envolve numa experiência, num diálogo. Por esta razão o “vem e verás” era e é essencial.

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA O LV DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

«“Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são»


"Ó Jesus, alimento das almas que ultrapassa toda a realidade natural, este povo imenso grita por Ti. Ele esforça-se por dar novo impulso à sua vocação humana e cristã, ornamentando-a com virtudes interiores, sempre pronto para o sacrifício, do qual Tu és a própria imagem, pela palavra e pelo exemplo. Tu és o primeiro dos nossos irmãos; Tu precedeste os passos de cada um de nós; Tu perdoaste as faltas de todos. E Tu os chamas a todos a um testemunho de vida mais nobre, mais ativa, mais compreensiva."
(São João XXIII)


"Considera o que há de mais formoso e grande na terra..., o que apraz ao entendimento e às outras potências..., o que é recreio da carne e dos sentidos... E o mundo, e os outros mundos que brilham na noite: o Universo inteiro.
E isso, mais todas as loucuras do coração satisfeitas..., nada vale, é nada e menos que nada, ao lado deste Deus meu! - teu! -, tesouro infinito, pérola preciosíssima, humilhado, feito escravo, aniquilado sob a forma de servo no curral onde quis nascer, na oficina de José, na Paixão e na morte ignominiosa..., e na loucura de Amor da Sagrada Eucaristia."
(São Josemaría Escrivá)


"Outra vez!... Falaram, escreveram..., a favor, contra...; com boa e com menos boa vontade...; reticências e calúnias, panegíricos e exaltações..., sandices e verdades...
- Bobo! Grandessíssimo bobo! Se vais direito ao teu fim, com a cabeça e o coração bêbados de Deus, que te importa a ti o clamor do vento ou o cantar da cigarra, ou o mugido, ou o grunhido, ou o relincho?...
Além disso..., é inevitável; não pretendas tapar o sol com a peneira."
(São Josemaría Escrivá)


sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Catequese diária - 22/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 3,13-19)

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

Santo do dia: São Vicente de Saragoça.


By Tomás Giner - Museo del Prado, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=406895

São Vicente Pallotti.


Por Don Lorenzo - http://it.wikipedia.org/wiki/Immagine:San_Vincenzo_Pallotti.jpg, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3201074

Beato Guilherme José Chaminade.


Por Desconhecido - http://www.marianist.com/?page_id=528, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=55300274

Beata Laura Vicuña.


Beato Ladislau Batthyány-Strattmann.


By Unknown author - http://katolikusokeloforuma.network.hu/blog/katolikusok-elo-kozossege-blogja/boldog-batthyany-strattmann-laszlo-1, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39552690

Beato José Nascimbeni.

Beata Maria Mancini.


Pubblico dominio, https://it.wikipedia.org/w/index.php?curid=1472899

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Neste tempo de graves dificuldades, a #oração é ainda mais necessária para que a unidade prevaleça sobre os conflitos. Nosso bom exemplo é fundamental: é essencial que os cristãos prossigam o caminho rumo à unidade plena e visível. #UnidadedosCristãos

Os Apóstolos, homens correntes (São Josemaría Escrivá):

"São homens correntes, com defeitos, com debilidades, com palavras maiores do que as suas obras. E, contudo, Jesus chama-os para fazer deles pescadores de homens, corredentores, administradores da graça de Deus."


"De resto, não se deve esquecer que, segundo o que escreve Marcos, Jesus escolheu os Doze com a finalidade primária que 'andassem com Ele' (Mc 3, 14), ou seja, que partilhassem a sua vida e aprendessem diretamente dele não só o estilo do seu comportamento, mas sobretudo quem era Ele realmente. Com efeito, só assim, participando na sua vida, o podiam conhecer e depois anunciar."
(Papa Bento XVI)


"Quando pensamos nos sucessores dos Apóstolos, os Bispos, incluindo o Papa, porque ele também é um bispo, devemos perguntar-nos se este sucessor dos Apóstolos primeiro reza e depois se anuncia o Evangelho: isto é ser Apóstolo e por isto a Igreja é apostólica. (...) Devemos perguntar-nos: eu rezo pela salvação do mundo? Anuncio o Evangelho? Esta é a Igreja apostólica! É uma ligação constitutiva que temos com os Apóstolos."
(Papa Francisco)


quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Catequese diária - 21/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mc 3,7-12)

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.

10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Santo do dia: Santa Inês.


By Andreas F. Borchert, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=14775818

Santo Epifânio de Pavia.

Santo Albano Roe.


By Giogo - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=85667135

Beata Josefa Maria de Santa Inês.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Cada um de nós cristãos, é um ramo da única videira que é Jesus; e todos juntos somos chamados a produzir os frutos dessa comum pertença a Cristo. #Oração #UnidadedosCristãos

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #UnidadedosCristãos pode ser alcançada somente como fruto da #oração. Jesus abriu para nós o caminho rezando. Nossa oração pela unidade é, portanto, uma participação na oração do Senhor, que prometeu que toda oração feita em seu nome será ouvida pelo Pai.

"É preciso se perguntar: 'Me interessa conhecer Jesus? Ou me interessam mais as novelas, as fofocas, as ambições, o saber da vida dos outros?' A oração e o Espírito Santo me levam a conhecer Jesus."
(Papa Francisco)


"Deus não criou o homem para que ele se perca, mas para que viva eternamente; este desígnio permanece imutável [...], porque 'Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade' (1Tim 2,4). (...)  Quem se perde, perde-se contra a vontade de Deus, que lhe grita constantemente: 'Convertei-vos do vosso mau caminho! Porque haveríeis de morrer, ó casa de Israel?' (Jer 8,5; 5,3) A graça de Cristo está sempre à nossa disposição."
(São João Cassiano)


"A força e o poder de Deus iluminam a face da terra. O Espírito Santo continua assistindo a Igreja de Cristo, para que seja - sempre e em tudo - o sinal erguido diante das nações para anunciar à humanidade a benevolência e o amor de Deus. Por maiores que sejam as nossas limitações, nós, os homens, podemos olhar com confiança para os céus e sentir-nos cheios de alegria: Deus nos ama e nos livra dos nossos pecados. A presença e a ação do Espírito Santo na Igreja são o penhor e a antecipação da felicidade eterna, dessa alegria e dessa paz que Deus nos proporciona."
(São Josemaría Escrivá)