Evangelho (Mt 4,12-17.23-25)
Naquele tempo, 12ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”.
17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.
Santo do dia: Santa Ângela de Foligno.
Santa Elizabeth Ann Seton.
São Manuel González García.
Santa Faraílde.
São Ferréolo de Uzès.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Como em Belém, também conosco Deus gosta de fazer grandes coisas através das nossas pobrezas. Colocou toda a nossa salvação na manjedoura dum estábulo, sem temer as nossas pobrezas. Deixemos que a sua misericórdia transforme as nossas misérias!
"Deus não desprezou aquele que, por malícia, foi despojado das suas vestes no Paraíso e perdeu a veste tecida pelas mãos de Deus; mas volta-Se de novo para ele e a sua santa voz chama quem Lhe desobedeceu: 'Adão, onde estás? (Gn 3,9) Não te escondas de Mim. Estando embora nu e sendo pobre, eu quero ver-te. Não tenhas medo, fiz-Me semelhante a ti. Tu querias tornar-te deus (cf Gn 3,5) e não pudeste. Agora fui Eu que Me fiz carne porque quis. Apresenta-te pois, reconhece-Me e diz: Tu vieste manifestar-Te, ó luz inacessível'."
(São Romano, o Melodista)
"A 'boa nova' que Jesus proclama resume-se nestas palavras: 'O reino de Deus — o reino dos céus — está próximo' (Mt 4, 17; Mc 1, 15). O que significa esta expressão? Certamente não indica um reino terreno delimitado no espaço e no tempo, mas anuncia que é Deus quem reina, que é Deus o Senhor e o seu senhorio está presente, é atual, está a realizar-se. A novidade da mensagem de Cristo é portanto que Deus n'Ele se fez próximo, já reina entre nós, como demonstram os milagres e as curas que realiza. Deus reina no mundo mediante o seu Filho feito homem e com a força do Espírito Santo, que é chamada 'mão de Deus' (cf. Lc 11, 20). Aonde chega Jesus, o Espírito criador leva vida e os homens são curados das doenças do corpo e do espírito."
(Papa Bento XVI)
"Quando te aproximares do Senhor, pensa que Ele está muito perto de ti, em ti: Regnum Dei intra vos est (Lc 17, 21). Encontrá-lo-ás no teu coração. Cristo deve reinar, antes de mais nada, na nossa alma. Para que Ele reine em mim, necessito da sua graça abundantemente: só assim é que o último latejo do coração, o último alento, o olhar menos intenso, a palavra mais intranscendente, a sensação mais elementar se traduzirão num hosana ao meu Cristo Rei."
(São Josemaría Escrivá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário