segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Catequese diária - 11/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 1,14-20)

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.

19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

Santo do dia: Santo Higino, papa.


São Tomás de Cori.

São Teodósio, cenobiarca.


São Paulino II de Aquileia.


De Josip Gruden († 1922) - https://archive.org/stream/zgodovinaslovens00gruduoft#page/48/mode/2up/search/49, Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12778023

Beata Anna Maria Janer Anglarill.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Impressiona que a maior parte do tempo sobre a Terra, o Senhor passou vivendo a vida de todos os dias. É uma bela mensagem: nos revela a grandeza do cotidiano, a importância aos olhos de Deus de cada gesto e momento da vida, mesmo o mais simples.

"Deste modo compreendemos o convite que nos dirigiu Jesus: 'convertei-vos', isto é, 'mudai de vida'. Mudai de vida, porque começou um modo novo de viver: acabou o tempo de viver para si mesmo, começou o tempo de viver com Deus e para Deus, com os outros e para os outros, com amor e por amor. Hoje Jesus repete o mesmo a ti: 'Coragem, estou próximo de ti, dá-Me espaço e a tua vida mudará!' Jesus bate à porta."
(Papa Francisco)


"Jesus vê aquelas barcas na margem e sobe numa delas. Com que naturalidade se mete Jesus na barca de cada um de nós! Quando te aproximares do Senhor, pensa que Ele está muito perto de ti, em ti: Regnum Dei intra vos est (Lc 17, 21)."
"Verdade e justiça; paz e gozo no Espírito Santo. Esse é o reinado de Cristo: a ação divina que salva os homens."
(São Josemaría Escrivá)


"Também hoje é dito à Igreja e aos sucessores dos apóstolos que se façam ao largo no mar da história e que lancem as redes, para conquistar os homens para o Evangelho, para Deus, para Cristo, para a vida. Os Padres dedicaram um comentário muito particular a esta tarefa. Dizem eles: para o peixe, criado para a água, é mortal ser tirado para fora do mar; ele é privado do seu elemento vital para servir de alimento ao homem. Mas na missão do pescador de homens acontece o contrário: nós, homens, vivemos alienados nas águas salgadas do sofrimento e da morte, num mar de obscuridade sem luz; a rede do Evangelho tira-nos para fora das águas da morte e conduz-nos ao esplendor da luz de Deus, na verdadeira vida. É precisamente assim na missão de pescador de homens, no seguimento de Cristo: é necessário conduzir os homens para fora do mar salgado de todas as alienações, rumo à terra da vida, rumo à luz de Deus. É precisamente assim: nós existimos para mostrar Deus aos homens."
(Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário