sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Catequese diária - 8/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 5,12-16)

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.

15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.

Santo do dia: São Severino de Nórica.


Por Meister von San Severino - Rudolf Lehr –- Landeschronik Oberösterreich. Wien: Verlag Christian Branstätter 2004 S. 61 ISBN 3-85498-331-X, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9728507

São Pedro Tomás.


By Fray Juan del Santísimo Sacramento - [2], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=77496476

Beata Eurósia Fabris Barban.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Que o Menino de Belém nos ajude a estar disponíveis, a ser generosos e solidários, especialmente para com as pessoas mais frágeis, os doentes e quantos neste tempo se encontram desempregados ou estão em graves dificuldades.

"No centro da fé bíblica, está o amor de Deus, o seu cuidado concreto por cada pessoa, o seu desejo de salvação que abraça toda a humanidade e a criação inteira, e que atinge o clímax na encarnação, morte e ressurreição de Jesus Cristo."
(Papa Francisco)


"É possível entrever na lepra um símbolo do pecado, que é a verdadeira impureza do coração, capaz de nos afastar de Deus. Não é de facto a doença física da lepra, como previam as normas antigas, que nos separa d'Ele, mas a culpa, o mal espiritual e moral. Por isso o Salmista exclama: 'Feliz aquele cuja ofensa é absolvida, cujo pecado é coberto'. E depois, dirigindo-se a Deus: 'Confessei a ti o meu pecado, a minha iniquidade não te encobri; eu disse 'Vou a Iahweh confessar a minha iniquidade!' E tu absolveste a minha iniquidade, perdoaste o meu pecado' (Sl 32/31, 1.5). Os pecados que cometemos afastam-nos de Deus e, se não forem humildemente confessados na misericórdia divina, chegam até a causar a morte da alma. Este milagre assume então um grande valor simbólico. Jesus, como profetizara Isaías, é o Servo do Senhor que 'levava sobre si as nossas enfermidades, carregava as nossas dores' (Is 53, 4)."
(Papa Bento XVI)


"'Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus', disse o Senhor. - Pão e palavra! - Hóstia e oração.
Senão, não terás vida sobrenatural."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário