sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Catequese diária - 15/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 2,1-12)

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda?’ 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, disse ele ao paralítico, 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

Santo do dia: Santo Amaro.


By Master of Jean Rolin II - This media file is from the collections of the Koninklijke Bibliotheek, part of which is available on Wikimedia Commons., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66059150

Santo Arnaldo Janssen.


Por N.N. - http://theojanssen.ca/documents/Janssen/Arnold%20Janssen%20-%20saint/Arnold_Janssen_seated.jpg, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=13117898

Santa Ida da Irlanda.


By Andreas F. Borchert, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22768278

São Francisco Fernández de Capillas.

Beato Pedro de Castelnau.

Beato Nicolau Gross.


By Archiv Bistum Essen - http://87.106.6.16/beftp/glauben/ng/nigro06b.jpg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28575776

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Em cada gesto de serviço, em cada obra de #misericórdia que realizamos, Deus manifesta-se e põe o seu olhar sobre o mundo.

"Com efeito, o sacramento da reconciliação com Deus leva a uma verdadeira ressurreição espiritual, à restituição da dignidade e dos bens próprios da vida dos filhos de Deus, o mais precioso dos quais é a amizade do mesmo Deus (cf Lc 15,32)."
(Catecismo da Igreja Católica)


"Primeiro concedeu a remissão dos pecados, depois mostrou o poder da ressurreição e a seguir, ao mandar remover o leito, demonstrou que a fragilidade e a dor não mais atingiriam os corpos.
Por último, ao mandar este homem curado para sua casa, ensinou que os fiéis devem encontrar o caminho que leva ao Paraíso, o caminho que Adão, pai de todos os homens, abandonara quando foi desfeito pela mancha do pecado."
(Santo Hilário de Poitiers)


"Apresentam a Jesus um enfermo, e Ele olha-o. - Deves contemplar bem a cena e meditar as suas palavras: 'Confide, fili' - tem confiança, filho.
Isso é o que te diz o Senhor, quando sentes o peso dos erros: fé! A fé, em primeiro lugar; depois, deixar-se guiar como o paralítico: obediência interior e submissa!"
(São Josemaría Escrivá)


"No episódio da cura de um paralítico (cf. Mt 9, 2-8), Jesus, antes de fazer com que esse voltasse a andar, perdoa-lhe os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma, pois 'que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?' (Mt 16, 26). Com efeito, as palavras saúde e salvação têm origem no mesmo termo latino salus e não por outra razão, nos Evangelhos, vemos a ação do Salvador da humanidade associada a diversas curas: 'Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo o tipo de doença e enfermidades do povo' (Mt 4, 23)."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário