sábado, 30 de janeiro de 2021

Catequese diária - 30/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 4,35-41)

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

Santo do dia: Santa Jacinta Marescotti.


By Domenico Corvi - http://lalumierededieu.eklablog.com/sainte-jacinthe-marescotti-religieuse-a-viterbe-1640-p322956, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24337750

Santa Martinha.

São Paulo Ho Hyob.

São Muciano Maria Wiaux.


Beata Carmen García Moyón.


De Rafael.garciato - Trabajo propio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=94649577

Beato Sebastião Valfré.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Senhor procura-nos onde estamos, ama-nos como somos e, pacientemente, acompanha os nossos passos. Com a sua Palavra, quer fazer-nos mudar de rumo, deixando de nos limitarmos a matar o tempo para nos fazermos ao largo com Ele.

"Não Te importas: pensam que Jesus Se tenha desinteressado deles, não cuide deles. Entre nós, nas nossas famílias, uma das coisas que mais dói é ouvirmos dizer: 'Não te importas de mim'. É uma frase que fere e desencadeia turbulência no coração. Terá abalado também Jesus, pois não há ninguém que se importe mais de nós do que Ele. De facto, uma vez invocado, salva os seus discípulos desalentados."
(Papa Francisco)


"No entanto, se o vento nos derruba – porque somos apenas homens – e agita as paixões más do nosso coração, não desesperemos. Acordemos Cristo, prossigamos a nossa viagem sobre um mar apaziguado e chegaremos à pátria."
(Santo Agostinho)


"Enche-te de fé, de segurança! - Assim o diz o Senhor por boca de Jeremias: 'Orabitis me, et ego exaudiam vos' - sempre que recorrerdes a Mim - sempre que fizerdes oração! -, Eu vos escutarei."
(São Josemaría Escrivá)


"O gesto solene de acalmar o mar tempestuoso é claramente um sinal do senhorio de Cristo sobre os poderes negativos e leva a pensar na sua divindade: 'Quem é Este – interrogaram-se admirados e cheios de terror os discípulos – a Quem até o vento e o mar obedecem?' (Mc 4, 41). A sua fé ainda não é sólida, mas está a formar-se; é um misto de medo e de confiança; o abandono confiante de Jesus ao Pai é, ao contrário, total e puro. Por isso, por este poder do amor, Ele pode adormecer durante a tempestade, completamente seguro nos braços de Deus."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário