quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Catequese diária - 6/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 6,45-52)

Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar.

47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.

49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” 51Então subiu com eles na barca, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.

Santo do dia: Santa Rafaela Maria do Sagrado Coração.


Santo André (Alfredo Bessette).


Por Desconhecido - Christ the King Catholic Church, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11818961

São Carlos de Sezze.


By Antonio Sicurezza - Picture of the painting, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=49842108

São João de Ribera.


Por Salvador Martínez Cubells - [2], Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45953376

EPIFANIA DO SENHOR (DIA DE REIS)




Papa Francisco
@Pontifex_pt
Para adorar o Senhor devemos antes de tudo "levantar os olhos": isto é, não nos deixar enredar pelos fantasmas interiores que apagam a esperança, sabendo que o Senhor conhece as nossas situações difíceis e não fica indiferente às lágrimas que derramamos.

Papa Francisco
@Pontifex_pt
"Levantar os olhos" é o primeiro passo que abre-nos para a adoração. Quando levantamos os olhos para Deus, os problemas da vida não desaparecem, mas sentimos que o Senhor nos dá forças para enfrentá-los.

Papa Francisco
@Pontifex_pt
Também nós, como os Magos, somos chamados a deixar-nos sempre atrair, iluminar e converter sempre por Cristo: é o caminho da fé, pela oração e a contemplação das obras de Deus, que continuamente nos enchem de alegria e de fascínio sempre novo.

Papa Francisco
@Pontifex_pt
Hoje é celebrado o Dia Mundial da Infância Missionária. Agradeço a todas as crianças e jovens envolvidos, encorajo-vos a serem alegres testemunhas de Jesus, procurando sempre levar a fraternidade entre os vossos pares.

SANTA MISSA DA SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO

Basílica de São Pedro
Quarta-feira, 6 de janeiro de 2021


"A fé nos dá a segurança de uma Presença, a presença de Jesus que nos impele a superar os vendavais existenciais, a certeza de uma mão que nos agarra para ajudar-nos a enfrentar as dificuldades, indicando-nos o caminho inclusive quando é escuro. A fé, em suma, não é uma fuga dos problemas da vida, mas sustenta no caminho e lhe dá um sentido."
(Papa Francisco)


"O mar simboliza a vida presente, a instabilidade do mundo visível; a tempestade indica todos os tipos de tribulação, de dificuldade que oprime o homem. A barca, ao contrário, representa a Igreja construída por Cristo e norteada pelos Apóstolos. Jesus deseja educar os discípulos a suportar com coragem as adversidades da vida, confiando em Deus, naquele que se revelou ao profeta Elias no monte Horeb, no 'murmúrio de uma brisa ligeira' (1 Rs 19, 12)."
(Papa Bento XVI)


"Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!"
(São João Paulo II)

"A solução é amar. O Apóstolo São João escreve umas palavras que me tocam muito: 'Qui autem timet, non est perfectus in caritate'. Eu o traduzo assim, quase ao pé da letra: quem tem medo não sabe amar. Portanto tu, que tens amor e sabes amar, não podes ter medo de nada! – Para a frente!"
(São Josemaría Escrivá)


"Que importa, Senhor,
se é tão longe para mim a praia onde tenho de chegar,
se sobre mim levar pousada a clara luz do teu olhar.
Hoje Te peço, Senhor,
para seres a luz que me ilumina
na plenitude da tua luz divina."
(São John Henry Newman)

Nenhum comentário:

Postar um comentário