quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Catequese diária - 28/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mc 4,21-25)

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

Santo do dia: Santo Tomás de Aquino.


São Julião de Cuenca.


By Eugenio Caxés - http://vads.ahds.ac.uk/large.php?pic=PC_98&page=8&mode=boolean&words=robe&idSearch=boolean&vadscoll=Culture+and+Sport+Glasgow+(Museums):+Pollok+House, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6651267

Papa Francisco
@Pontifex_pt

As palavras da Sagrada Escritura não foram escritas para ficarem presas no papel, mas para serem acolhidas por quem reza, fazendo-as germinar no seu coração. #Oração #PalavradeDeus

"Por isso é feio julgar. O juízo é só de Deus, somente d’Ele! A nós o amor, a compreensão, rezar pelos outros quando vemos coisas que não são boas, mas também falar com eles: ‘Mas, olha, eu vejo isso, talvez …” Mas jamais julgar. Nunca. E isso é hipocrisia, se nós julgamos."
(Papa Francisco)


"Ai do religioso que, em vez de guardar em seu coração o bem que o Senhor lhe faz, e em vez de deixar que os outros o vejam através das suas obras, o quer mostrar às pessoas por palavras para obter elogios. Com isso, recebe a insignificante recompensa que cobiçava, mas os que o ouvem pouco fruto recolhem. […]
Feliz o servo que arrecada, mas no céu (cf Mt 6,20), o tesouro das graças que o Senhor lhe oferece, e que não anda a apregoá-las aos homens para deles obter recompensa, porque o próprio Altíssimo manifestará as suas obras a quem Lhe aprouver."
(São Francisco de Assis)


"A candeia que está no lampadário é Nosso Senhor Jesus Cristo, a verdadeira luz do Pai 'que ilumina todo o homem que vem a este mundo' (Jo 1,9). Dito de outra forma, Cristo é a Sabedoria e a Palavra do Pai, que, tendo aceitado a nossa carne, Se tornou realmente e foi chamado a 'luz' do mundo. Ele é celebrado e exaltado na Igreja pela nossa fé e pela nossa piedade, tornando-Se desse modo visível para todas as nações e brilhando para 'todos os da casa', isto é, para o mundo inteiro, de acordo com as suas palavras: 'Não se acende uma candeia para a pôr debaixo de um vaso, mas no candelabro, onde brilha para todos os da casa' (Mt 5,15).
(...)
O lampadário é a Santa Igreja porque o Verbo de Deus brilha por causa da sua pregação. Deste modo, os raios da sua verdade podem iluminar o mundo inteiro."
(São Máximo, o Confessor)


"Tenho vontade de recordar a grandeza de atuar com espírito divino no cumprimento fiel das obrigações habituais de cada dia, com essas lutas que enchem Nosso Senhor de alegria e que só ele e cada um de nós conhece. Convencei-vos de que normalmente não encontrareis ocasiões para grandes façanhas, entre outros motivos porque não é habitual que surjam essas oportunidades. Pelo contrário, não faltam ocasiões para demonstrarmos o nosso amor a Jesus Cristo através do que é pequeno, do normal."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário