Evangelho (Lc 10,1-9)
Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.
Santo do dia: São Timóteo e São Tito.
By Unknown author - http://arhiva.svetigora.com/node/921, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3752678
Saint Eysteinn Erlendsson.
By Morten Dreier - Own work, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=543530
Santa Paula de Roma.
Por kenward - Este ficheiro foi extraído de outro ficheiro: Mosteiro dos Jerónimos DSC 0134 (17108857569).jpg, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=59324633
Beato Gabriel Maria Allegra.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
A Palavra de Deus é o antídoto contra o medo de enfrentar a vida sozinho. Falando conosco, o Senhor lembra-nos que estamos no seu coração, somos preciosos a seus olhos, estamos guardados na palma das suas mãos.
"Não esqueçam, meus filhos, que não somos almas que se unem a outras almas para fazer uma coisa boa. Isso já é muito… mas é pouco. Somos apóstolos que cumprimos um mandato imperativo de Cristo."
(São Josemaría Escrivá)
"O zelo é uma loucura divina de apóstolo, que te desejo, e que tem estes sintomas: fome de intimidade com o Mestre; preocupação constante pelas almas; perseverança que nada faz desfalecer."
(São Josemaría Escrivá)
"Também os bispos, constituídos pelo Espírito Santo, sucedem aos apóstolos como pastores das almas e, juntamente com o sumo pontífice e sob a sua autoridade, foram enviados a perpetuar a obra de Cristo, Pastor eterno. Na verdade, Cristo deu aos apóstolos e aos seus sucessores o mandato e o poder de ensinar todas as gentes, de santificar os homens na verdade e de os apascentar. Por isso, foram os bispos constituídos, pelo Espírito Santo que lhes foi dado, verdadeiros e autênticos mestres, pontífices e pastores."
(Concílio Vaticano II, "Christus Dominus")
"No sacrifício da cruz, onde se realiza a missão de Jesus (cf. Jo 19, 28-30), Deus revela que o seu amor é por todos e cada um (cf. Jo 19, 26-27). E pede-nos a nossa disponibilidade pessoal para ser enviados, porque Ele é Amor em perene movimento de missão, sempre em saída de Si mesmo para dar vida. Por amor dos homens, Deus Pai enviou o Filho Jesus (cf. Jo 3, 16). Jesus é o Missionário do Pai: a sua Pessoa e a sua obra são, inteiramente, obediência à vontade do Pai (cf. Jo 4, 34; 6, 38; 8, 12-30; Heb 10, 5-10). Por sua vez, Jesus – crucificado e ressuscitado por nós –, no seu movimento de amor atrai-nos com o seu próprio Espírito, que anima a Igreja, torna-nos discípulos de Cristo e envia-nos em missão ao mundo e às nações."
(Papa Francisco)
"O fato de que Jesus chame alguns discípulos a colaborar diretamente para a sua missão manifesta um aspecto do seu amor: ou seja, Ele não desdenha a ajuda que outros homens podem oferecer à sua obra; conhece os seus limites, as suas debilidades, mas não os despreza; aliás, confere-lhes a dignidade de ser seus enviados."
(Papa Bento XVI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário