sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Catequese diária - 1°/01/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 2,16-21)

Naquele tempo, 16os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS


FELIZ ANO NOVO!

Que Deus nos abençoe e nos acompanhe na caminhada rumo à santidade. Que nós colaboremos com Ele!

Recomendo a leitura deste artigo para nos motivar a fazer resoluções e recomeçar sempre:

Por que falhamos em nossas resoluções?


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Santa Mãe de Deus, nós Vos consagramos o novo ano. Vós que sabeis guardar no coração, cuidai de nós. Abençoai o nosso tempo e ensinai-nos a encontrar tempo para Deus e para os outros.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A bênção e o louvor que mais agradam a Deus é o amor fraterno. Por isso damos graças a Ele, porque acreditamos e sabemos que todo o bem que dia após dia é feito na terra, no final das contas vem d'Ele.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Agradeçamos a Deus: pelas coisas boas acontecidas no tempo da pandemia, pelas tantas pessoas que, sem fazer alarde, procuraram tornar o peso da provação mais suportável.

SANTA MISSA NA SOLENIDADE DE MARIA SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO


"Com efeito, Nossa Senhora ensina que a bênção se recebe para a dar. Ela, a bendita, foi uma bênção para todas as pessoas que encontrou: para Isabel, para os esposos em Caná, para os Apóstolos no Cenáculo... Também nós somos chamados a abençoar, a bendizer em nome de Deus. O mundo está gravemente poluído pelo dizer mal e pensar mal dos outros, da sociedade, de nós mesmos. De fato, a maledicência corrompe, faz degenerar tudo, enquanto a bênção regenera, dá força para recomeçar cada dia. Peçamos à Mãe de Deus a graça de sermos jubilosos portadores da bênção de Deus para os outros, como Ela o é para nós."
(Papa Francisco)

"Podemos dizer bem alto à Virgem Santa, como o melhor dos louvores, estas palavras que expressam a sua mais alta dignidade: Mãe de Deus."
(São Josemaría Escrivá)



"Foi no seio casto da Virgem, onde Jesus assumiu carne mortal, que apareceu o corpo espiritual, formado por todos aqueles que haveriam de crer nele; e podemos dizer que, tendo Jesus no seu seio, Maria tinha em si todos aqueles cuja vida era alcançada pela vida do Salvador. Assim, pois, todos nós, que, unidos a Cristo, somos «membros do seu corpo, vindos da sua carne e dos seus ossos» (Ef 5,30), devemos considerar-nos originários do seio da Virgem, de onde saímos um dia, qual corpo ligado à sua cabeça.
É por isso que somos chamados, em sentido espiritual e totalmente místico, filhos de Maria, e que ela é, por seu turno, Mãe de todos nós."
(São Pio X)


"Ó Mãe, Mãe! Com essa tua palavra - 'fiat' - nos tornaste irmãos de Deus e herdeiros da sua glória. - Bendita sejas!"
(São Josemaría Escrivá)


"A passagem do Evangelho termina com uma menção à circuncisão de Jesus. Conforme a Lei de Moisés, oito dias após o nascimento, o menino devia ser circuncidado, e nesse momento lhe era dado o nome. O próprio Deus, através de seu mensageiro, dissera a Maria - e também a José – que o nome a ser dado para a criança era 'Jesus' (cf. Mt 1, 21; Lc 1, 31), e assim aconteceu. Aquele nome que Deus já tinha estabelecido antes mesmo que o Menino fosse concebido, lhe é dado oficialmente no momento da circuncisão. E isto marca definitivamente a identidade de Maria: ela é 'a mãe de Jesus', ou seja a mãe do Salvador, do Cristo, do Senhor. Jesus não é um homem como qualquer outro, mas é o Verbo de Deus, uma das Pessoas divinas, o Filho de Deus: por isso a Igreja deu a Maria o título de Theotokos, ou seja, 'Mãe de Deus'.
(...)
Queridos irmãos e irmãs, eis o fundamento da nossa paz: a certeza de contemplar em Jesus Cristo o esplendor da face de Deus, de ser filhos no Filho e ter, assim, na estrada da vida, a mesma segurança que a criança sente nos braços de um Pai bom e onipotente. O esplendor da face do Senhor sobre nós, que nos dá a paz, é a manifestação da sua paternidade; o Senhor dirige sobre nós a sua face, se mostra como Pai e nos dá a paz. Aqui está o princípio daquela paz profunda - 'paz com Deus' - que está intimamente ligada à fé e à graça, como escreve São Paulo aos cristãos de Roma (Rm 5, 2). Nada pode tirar daqueles que creem esta paz, nem mesmo as dificuldades e os sofrimentos da vida. De fato, os sofrimentos, as provações e a escuridão não corroem, mas aumentam a nossa esperança, uma esperança que não decepciona, porque 'o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado' (Rm 5, 5)."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário