domingo, 10 de janeiro de 2021

Catequese diária - 10/01/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mc 1,7-11)

Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.

BATISMO DO SENHOR


By Ferran Llorens - Flickr: Església de Sant Francesc, Tarragona 03, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28795179

Santo do dia: Beato Gonçalo de Amarante.


São Melquíades, papa.


Santa Francisca de Sales (Leônia Aviat).


Santo Agatão, papa.


Beata Maria das Dores Rodríguez Sopeña.


Beata Ana dos Anjos (Ana Monteagudo).

Beato Gregório X, papa.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Este é o grande significado do #Natal: Deus se fez homem para que possamos nos tornar filhos de Deus.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Pai diz a cada um de nós, como a Jesus: “Tu és o meu Filho amado”. Somos os filhos amados de Deus. É a nossa identidade mais profunda. É o primeiro ponto da vida espiritual e nos é lembrado pelo primeiro gesto público de Jesus. #BatismodoSenhor

"A criança sai [do Batismo] tendo dentro de si o poder do Espírito: o Espírito que a defenderá, a ajudará, durante toda a sua vida. Por isso é muito importante batizá-la quando é pequenina, para que cresça com a força do Espírito Santo."
(Papa Francisco)


"O batismo de Jesus, que hoje recordamos, insere-se nesta lógica da humildade: é o gesto daquele que quer tornar-se um de nós, que se põe em fila juntamente com os pecadores; Ele, que é sem pecado, deixa-se tratar como pecado (cf. 2 Cor 5, 21), para carregar nos seus ombros o peso da culpa da humanidade inteira."
(Papa Bento XVI)


"Porque foi que Ele, que era o Santo, quis ser batizado? Cristo não é batizado para ser santificado pelas águas, mas para santificar as águas e purificar, com esse ato, as ondas que toca. Trata-se, pois, da consagração das águas e não da consagração de Cristo. Porque, desde que o Salvador foi lavado, todas as águas se tornaram puras em vista ao nosso batismo; a fonte foi purificada para que a graça fosse proporcionada aos povos que viriam no futuro. Cristo avança, pois, como primeiro no batismo, para que os povos cristãos O sigam sem hesitar."
(São Máximo de Turim)


"O Senhor, por meio do Batismo, pôs na tua alma um selo indelével: és filho de Deus.
Menino: não te inflamas em desejos de fazer com que todos O amem?"
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário