segunda-feira, 1 de junho de 2020

Catequese diária - 1°/06/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 19,25-34)

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. 28Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”.

29Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. 30Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. 31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. 32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

MEMÓRIA DE SANTA MARIA, MÃE DA IGREJA



By Federico Barocci - Web Gallery of Art [1], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4568458

Santo do dia: São Justino.



Santo Aníbal Maria di Francia.


Beato João Batista Scalabrini.


Beato João Pellingotto.

Beato Teobaldo Roggeri.

Papa Francisco
@Pontifex_pt


O Espírito Santo nos dá a certeza de que não estamos sós, mas amparados por Deus. Caríssimos, aquilo que recebemos devemos doá-lo: somos chamados a difundir a consolação do Espírito, a proximidade de Deus.

Papa Francisco
@Pontifex_pt


Uma Igreja que é mãe caminha pelo caminho da ternura e da compaixão. Quem é filho da Igreja é uma pessoa mansa, terna, sorridente e cheia de amor. #MariaMãeDaIgreja

"Os apóstolos, em suas memórias que chamamos evangelhos, nos transmitiram a recomendação que Jesus lhes fizera. Tendo ele tomado o pão e dado graças, disse: 'Fazei isto em memória de mim. Isto é o meu corpo' (Lc 22,19; Mc 14,22); e tomando igualmente o cálice e dando graças, disse: 'este é meu sangue' (Mc 14,24), e os deu somente a eles. Desde então, nunca mais deixamos de recordar estas coisas entre nós. Com o que possuímos, socorremos a todos os necessitados e estamos sempre unidos uns aos outros. E por todas as coisas com que nos alimentamos, bendizemos o Criador do universo, por seu Filho Jesus Cristo e pelo Espírito Santo."
(São Justino)

https://mercaba.wordpress.com/2007/04/12/a-celebracao-da-eucaristia/

"A Mãe, que estava junto à cruz (cf. Jo 19, 25), aceitou o testamento do amor do seu Filho e acolheu todos os homens, personificado no discípulo amado, como filhos a regenerar à vida divina, tornando-se a amorosa Mãe da Igreja, que Cristo gerou na cruz, dando o Espírito. Por sua vez, no discípulo amado, Cristo elegeu todos os discípulos como herdeiros do seu amor para com a Mãe, confiando-a a eles para que estes a acolhessem com amor filial."
(Decreto sobre a Memória de Maria, Mãe da Igreja)

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2018-03/decreto-maria-mae-da-igreja-calendario-romano.html

"Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a rainha do céu e da terra, mas ela é mais mãe do que rainha."
(Santa Teresinha)

http://santuariosantaedwiges.com.br/sabemos-muito-bem-que-a-virgem-santissima-e-a-rainha-do-ceu-e-da-terra-mas-ela-e-mais-mae-do-que-rainha-santa-terezinha.html

"Mas prestemos atenção: se, por um lado, Deus quis exaltar sua Mãe, por outro, não há dúvida de que, durante a sua vida terrena, Maria não foi poupada nem à experiência da dor, nem ao cansaço do trabalho, nem ao claro-escuro da fé. Aquela mulher do povo que um dia prorrompeu em louvores a Jesus, exclamando: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos que te amamentaram, o Senhor responde: Antes bem-aventurados os que escutam a palavra de Deus e a põem em prática. Era o elogio de sua Mãe, do seu fiat , do faça-se sincero, rendido, posto em prática até às últimas conseqüências, e que não se manifestou em ações aparatosas, mas no sacrifício escondido e silencioso de cada dia."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-capitulo-17.htm

"Maria é mãe e modelo da Igreja, que acolhe na fé a Palavra divina e se oferece a Deus como 'terra fecunda' onde Ele pode continuar a cumprir o seu mistério de salvação. A Igreja, através da pregação, que espalha pelo mundo a semente do Evangelho, e através dos sacramentos, que transmitem aos homens graça e vida divina, também participa do mistério da maternidade divina. A Igreja vive esta maternidade, de modo particular, no Sacramento do Batismo, ao gerar os filhos de Deus da água e do Espírito Santo, que em cada um deles exclama: 'Abba! Pai'! (Gal 4.6). Como Maria, a Igreja é mediadora da bênção de Deus para o mundo: acolhendo Jesus recebe a bênção e a transmite levando Jesus aos demais. Ele é a misericórdia e a paz que o mundo não pode dar para si mesmo e que o mundo precisa tanto e mais do que pão."
(Papa Bento XVI)

https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120101_world-day-peace.html



By Unknown author - http://img-fotki.yandex.ru/get/22/liblion.ea/0_ce45_220a8793_orig, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20512888

Nenhum comentário:

Postar um comentário