segunda-feira, 8 de junho de 2020

Catequese diária - 8/06/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 5,1-12)

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:

3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

Santo do dia: São Medardo.


By © Ralph Hammann - Wikimedia Commons - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19738279

Santa Maria Teresa Chiramel Mankidiyan.


By Augustus Binu, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=84794152

São Tiago Berthieu.


Por Unidentified photographer - Obra do próprio, Grentidez, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18428215

Beata Maria do Divino Coração de Jesus (Maria Droste zu Vischering).


Por Unknown author - Ancient prayer prayer-card of Blessed Mary of the Divine Heart placed in the public domain by her Shrine in Ermesinde., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35362490

Beato Nicolau de Gesturi.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

As #BemAventuranças nos ensinam que Deus, para se doar a nós, muitas vezes escolhe caminhos impensáveis, aqueles de nossos limites, de nossas lágrimas, de nossas derrotas.

"As Bem-Aventuranças constituem um novo programa de vida, para nos libertarmos dos falsos valores do mundo e nos abrirmos aos bens verdadeiros, presentes e futuros. Com efeito, quando Deus consola, sacia a fome de justiça e enxuga as lágrimas dos aflitos, significa que, além de recompensar cada um de modo sensível, abre o Reino dos Céus."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_ang_20110130.html

"Meus filhos, não imaginais o poder que tem uma alma pura aos olhos de Deus: ela obtém tudo o que quer. Uma alma pura é, diante de Deus, como um filho diante de sua mãe; Deus acaricia-a e beija-a, como faz a mãe a seu filho.
Três coisas há que nos permitem manter a pureza: a presença de Deus, a oração e os sacramentos."
(São João Maria Vianney)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Fez-me pensar a frase dura, mas exata, daquele homem de Deus, ao contemplar a arrogância daquela criatura; 'Veste-se com a mesma pele do diabo, a soberba'. E senti na alma, por contraste, o desejo sincero de me revestir da virtude que Jesus Cristo pregou 'quia mitis sum et humilis corde' -; e que atraiu o olhar da Trindade Santíssima sobre a sua Mãe e nossa Mãe: a humildade, o saber-nos e sentir-nos nada."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/as-bem-aventurancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário