domingo, 21 de junho de 2020

Catequese diária - 21/06/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 10,26-33)

Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26“Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!  28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!

29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Santo do dia: São Luís Gonzaga.



Por Francisco de Goya - [2], Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2191229

São Raimundo de Roda.

São Rodolfo de Bourges.

São José Isabel Flores.

Hoje é dia dos seminaristas!
Rezemos por eles.



Na foto, o beato Rolando Rivi, seminarista e mártir aos 14 anos.

https://padrepauloricardo.org/blog/rolando-rivi-da-morte-pela-batina-a-gloria-dos-altares

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Queridos jovens, pedimos a graça de um coração novo pela intercessão do santo padroeiro de vocês, #SãoLuízGonzaga, jovem corajoso que nunca recuou no serviço aos outros, tanto que deu a vida para curar os doentes da epidemia da peste. Que o Senhor mude os nossos corações!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

No Evangelho deste domingo (Mt 10,26-33) Jesus nos convida a não ter medo, a sermos fortes e confiantes diante dos desafios da vida porque, mesmo passando por insídias, a nossa vida está firmemente nas mãos de Deus, que nos ama e nos protege.

A carta que São Luís Gonzaga escreveu à mãe antes de morrer:

https://pt.aleteia.org/2019/07/25/a-carta-que-sao-luis-gonzaga-escreveu-a-mae-antes-de-morrer/

"Agora, explico com simplicidade aos meus irmãos e aos companheiros que acreditaram em mim porque preguei e continuo a pregar (2Cor 13,2), com o fim de fortificar e confirmar a sua fé. Possais vós ambicionar também as metas mais elevadas e realizar as obras mais excelentes. Isso será a minha glória, porque 'um filho sábio é a glória do seu pai' (Prov 10,1)."
(São Patrício)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Pedi-Lhe, pois, que vos conceda imitá-Lo na sua caridade até ao fim para com todos, sem excluir os afastados e pecadores, de tal forma que, com a vossa ajuda, se convertam e voltem ao bom caminho. Pedi-Lhe que vos ensine a aproximar-vos dos enfermos e dos pobres, com simplicidade e generosidade. Afrontai este desafio sem complexos nem mediocridade, mas antes como uma forma estupenda de realizar a vida humana na gratuidade e no serviço, sendo testemunhas de Deus feito homem, mensageiros da dignidade altíssima da pessoa humana e, consequentemente, seus defensores incondicionais. Apoiados no seu amor, não vos deixeis amedrontar por um ambiente onde se pretende excluir Deus e no qual os principais critérios por que se rege a existência são, frequentemente, o poder, o ter ou o prazer. Pode acontecer que vos desprezem, como se costuma fazer com quem aponta metas mais altas ou desmascara os ídolos diante dos quais muito se prostram hoje. Será então que uma vida profundamente radicada em Cristo se revele realmente como uma novidade, atraindo com vigor a quantos verdadeiramente procuram Deus, a verdade e a justiça."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2011/documents/hf_ben-xvi_hom_20110820_seminaristi-madrid.html

"Não esqueças, meu filho, que para ti, na terra, só há um mal que deves temer e, com a graça divina, evitar: o pecado."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-386.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário