terça-feira, 9 de junho de 2020

Catequese diária - 9/06/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 5,13-16)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

Santo do dia: São José de Anchieta.



Santo Efrém.



Por Anónimo - [1] [2] [3] [4] [5], Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5187601

São Columba.



Por J. R. Skelton (Joseph Ratcliffe Skelton; 1865–1927) (illustrator), erroneously credited as John R. Skelton - Henrietta Elizabeth Marshall, Scotland's Story, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2546243

Beata Ana Maria Taigi.



Beato José Imbert.

Beato Luís Boccardo.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Para sair da espiral de violência há duas respostas cristãs: a oração e o dom de si mesmo.

"O amor a Deus poupa-nos à morte e o amor aos homens poupa-nos ao pecado, pois ninguém peca contra aquele a quem ama. Mas que coração poderá possuir em plenitude o amor ao seu próximo? Que alma poderá fazer frutificar em si mesma, para com toda a gente, o amor nela semeado por este preceito: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'? Os nossos meios são incapazes, por si sós, de ser instrumentos da vontade rápida e rica de Deus: para tal, é necessário o fruto da caridade semeado pelo próprio Deus."
(Santo Efrém)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/cristo-vem-em-auxilio-da-humanidade-ferida-santo-efrem-c-306-373-diacono-da-siria-doutor-da-igreja-comentario-do-diatessaron-cap-16-9-23/

"Poema à Virgem", de São José de Anchieta:

https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/poema/

"A sabedoria resume em si os efeitos benéficos do sal e da luz: com efeito, os discípulos do Senhor são chamados a dar novo 'sabor' ao mundo e a preservá-lo da corrupção, com a sabedoria de Deus, que resplandece plenamente no rosto do Filho, porque Ele é a 'verdadeira luz que a todos ilumina' (Jo 1, 9). Unidos a Ele, os cristãos podem difundir no meio das trevas da indiferença e do egoísmo a luz do amor de Deus, autêntica sabedoria que confere significado à existência e ao agir dos homens."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_ang_20110206.html

"O trabalho profissional - seja qual for - converte-se no candeeiro que ilumina os vossos colegas e amigos. Por isso, costumo repetir aos que se incorporam ao Opus Dei, e a minha afirmação é válida para todos os que me escutam: pouco me importa que me digam que fulano é um bom filho meu - um bom cristão -, mas um mau sapateiro! Se não se esforça por aprender bem o seu ofício ou por executá-lo com esmero, não poderá santificá-lo nem oferecê-lo ao Senhor. E a santificação do trabalho ordinário é como que o eixo da verdadeira espiritualidade para os que - imersos nas realidades temporais - estão decididos a ter uma vida de intimidade com Deus."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-ponto-61.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário