domingo, 28 de junho de 2020

Catequese diária - 28/06/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 16,13-19)

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO



By Manfred Kuzel - Own work, CC BY-SA 3.0 at, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35529874

Santo do dia: Santo Ireneu de Lyon.



Santa Vincenza Gerosa.



De Desconocido author - scan of an image - image de 1905 environ - immagine, circa 1905, Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=46343118

São Paulo I, papa.



Beata Maria Pia Mastena.

Rezemos pelo Papa Francisco e pelo Papa Bento XVI!



Por Desconhecido author - Image cropped from Flag of the Vatican City.svg, specifically this version. That image in turn was a modification of an [1] from Open Clip Art website., CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=944481

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Jesus diz a seus discípulos: «Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim». Não há amor verdadeiro sem a cruz, sem um preço a pagar em pessoa. Carregada com Jesus, a cruz não causa medo, porque Ele está sempre ao nosso lado para nos sustentar.

"O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria; aquilo que a virgem Eva atara com a sua incredulidade, desatou-o a virgem Maria com a sua fé."
(Santo Ireneu de Lyon)

https://blog.cancaonova.com/comomaria/2013/10/22/a-fe-de-maria-desata-o-no-do-pecado/

"Hoje, Jesus faz a mesma pergunta também a nós: 'Tu amas-Me?'. Fá-lo precisamente porque conhece os nossos medos e as nossas fadigas. E Pedro indica-nos o caminho: fiarmo-nos d’Ele, que 'sabe tudo' de nós, confiando, não na nossa capacidade de Lhe ser fiel, mas na sua inabalável fidelidade. Jesus nunca nos abandona, porque não pode negar-Se a Si mesmo (cf. 2 Tm 2, 13)."
(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2014/documents/papa-francesco_20140629_omelia-pallio.html

"Que a consideração diária do duro fardo que pesa sobre o Papa e sobre os bispos, te inste a venerá-los, a estimá-los com verdadeiro afeto, a ajudá-los com a tua oração."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/amor-ao-papa/

"Pedro e Paulo, apesar de ser humanamente bastante diferentes e não obstante os conflitos que não faltaram no seu mútuo relacionamento, realizaram um modo novo e autenticamente evangélico de ser irmãos, tornado possível precisamente pela graça do Evangelho de Cristo que neles operava.
(...)
Na realidade, a promessa que Jesus faz a Pedro é ainda maior do que as promessas feitas aos profetas antigos: de fato, estes encontravam-se ameaçados por inimigos somente humanos, enquanto Pedro terá de ser defendido das 'portas do inferno', do poder destrutivo do mal. Jeremias recebe uma promessa que diz respeito à sua pessoa e ministério profético, enquanto Pedro recebe garantias relativamente ao futuro da Igreja, da nova comunidade fundada por Jesus Cristo e que se prolonga para além da existência pessoal do próprio Pedro, ou seja, por todos os tempos.
(...)
A iconografia tradicional apresenta São Paulo com a espada, e sabemos que esta representa o instrumento do seu martírio. Mas, repassando os escritos do Apóstolo dos Gentios, descobrimos que a imagem da espada se refere a toda a sua missão de evangelizador. Por exemplo, quando já sentia aproximar-se a morte, escreve a Timóteo: 'Combati o bom combate' (2 Tm 4, 7); aqui não se trata seguramente do combate de um comandante, mas daquele de um arauto da Palavra de Deus, fiel a Cristo e à sua Igreja, por quem se consumou totalmente. Por isso mesmo, o Senhor lhe deu a coroa de glória e colocou-o, juntamente com Pedro, como coluna no edifício espiritual da Igreja."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120629_pallio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário